Prazeres

Gisela João, Sérgio Godinho e 650 músicos de filarmónicas na Festa do Povo em Leiria

0

Gisela João e Sérgio Godinho estão entre os convidados da Festa do Povo, que assinala em Leiria a Revolução de Abril, nesta edição com 650 músicos filarmónicos e a promessa da maior dança tradicional da Alta Estremadura.

Segundo a programação divulgada pela Câmara de Leiria, a Festa do Povo é inaugurada no dia 24 às 19:00, no Jardim Luís de Camões, dia em que, no Largo do Papa, atuam a banda LUZIA e Gisela João, a partir das 21:30.

Já no dia 25 de abril à noite, sobem ao palco Carlos Alberto Moniz e Sérgio Godinho & Os Assessores. Mas antes, à tarde, as Ninfas do Lis cantam José Afonso e o Ensemble de Metais de Leiria dá o concerto “Acerca da Liberdade”. Todos os concertos são no Largo do Papa.

Ainda neste dia, mas de manhã, decorrem as cerimónias oficiais, que começam às 10:00, com o hastear da Bandeira Nacional nos Paços do Concelho e participação da Filarmónica do Arrabal e presença do pelotão do Regimento de Artilharia n.º 4.

Uma hora depois, no Teatro Miguel Franco, realiza-se a sessão solene com intervenções institucionais, finalizando com a atuação do coro Ninfas do Lis, dirigido pelo maestro Mário Nascimento.

No sábado, dia 26, a autarquia destaca a primeira edição do FILARFEST – Festival Filarmónico, com as 11 bandas filarmónicas do concelho de Leiria e mais de 650 músicos, a partir das 18:00, igualmente no Largo do Papa.

“Numa iniciativa promovida pela Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria, com o apoio do município, esta iniciativa visa reforçar o papel da música enquanto elemento diferenciador do nosso território, pretendendo também reforçar o papel de grande relevo cultural e associativo das bandas filarmónicas”, referiu numa nota de imprensa a Câmara.

A autarquia lembrou que Leiria é Cidade Criativa da Música da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e considerou que o FILARFEST “evidencia todo o trabalho associado à preservação, à valorização e à difusão do património musical deste território”.

A Festa do Povo termina no dia 27, data em que se realiza a “primeira edição do evento ‘FOLK IN 1000’, que consiste num desfile e na maior dança tradicional da Alta Estremadura já executada em Leiria com a participação de mil elementos oriundos dos ranchos folclóricos”.

Este momento de folclore e etnografia “pretende agregar mais de um milhar de elementos devidamente trajados a rigor e culminará com a maior dança tradicional portuguesa”, adiantou a autarquia.

A Festa do Povo, que se desenvolve ainda na Fonte Luminosa e Largo 5 de Outubro, contempla também, entre outras atividades, artesanato ao vivo, gastronomia, animação itinerante por ranchos folclóricos, um mercado tradicional e momentos de poesia com o Sísifus Coletivo de Expressão.

Esta iniciativa, com entrada livre, assinala os 51 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974 e a conquista da liberdade e da democracia. É organizada pelo Município de Leiria em parceria com a Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura e a Associação de Filarmónicas do Concelho.

Notícias do Centro | Lusa

Município da Covilhã presta tributo ao Poder Local no 25 de Abril

Notícia anterior

Oito unidades de investigação “excelentes” no Politécnico de Leiria

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Prazeres