DestaqueLeiria

Oito unidades de investigação “excelentes” no Politécnico de Leiria

0

Das 15 Unidades de Investigação & Desenvolvimento (I&D) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), oito alcançaram a classificação “Excelente” e cinco a classificação “Muito Bom”, tendo duas obtido a avaliação “Bom”.

Os resultados provisórios da avaliação das Unidades de Investigação & Desenvolvimento (I&D), que determina as verbas a atribuir no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento para o período entre 2025 e 2029, foram divulgados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

“Estes resultados revelam e atestam a qualidade das nossas unidades de investigação, sendo um reconhecimento da excelência, dedicação e compromisso de todos os investigadores do Politécnico de Leiria. Tem sido um objetivo institucional assegurar que, dentro das diversas áreas científicas, a atividade de I&D+i produza resultados com impacto positivo nos territórios onde a instituição está implantada, relevantes para o país e com potencial impacto internacional”, afirma o presidente do Politécnico de Leiria.

Segundo Carlos Rabadão, “as oito avaliações Excelente e as cinco avaliações Muito Bom abrem novas oportunidades para alargar a oferta formativa ao nível de programas doutorais, um dos principais objetivos do Politécnico de Leiria”.

Entre as 15 Unidades de I&D do Politécnico de Leiria contam-se cinco unidades de gestão própria, sete unidades em que tem pólos de gestão e três unidades em que conta com delegações, nas áreas das Ciências Sociais e Humanidades, Engenharia e Ciências Exatas, Ciências Naturais e do Ambiente, e Ciências da Vida e da Saúde.

Das cinco unidades com gestão própria, três obtiveram classificação Excelente (CDRSP – Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto; ciTechCare – Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde; LiDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes) e duas foram avaliadas com Muito Bom (CIIC – Centro de Investigação em Informática e Comunicações; CARME – Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia).

Por sua vez, das três unidades em que tem delegações, duas obtiveram Excelente e uma Muito Bom, ao passo que das sete unidades em que o IPLeiria tem pólos de gestão, três foram classificadas com “Excelente”, duas com “Muito Bom” e duas com “Bom”.

Entre as unidades de gestão própria, as unidades com pólos de gestão e as unidades com delegações, foram atribuídos mais de 40 milhões de euros de financiamento, para o período entre 2025 e 2029.

“A investigação, o desenvolvimento e a inovação (I&D+i) constituem um dos pilares fundamentais da missão do Instituto Politécnico de Leiria, que tem vindo a reforçar cada vez mais o seu compromisso com a criação e partilha de conhecimento, bem como a apresentação de propostas de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios que se colocam num mundo cada vez mais competitivo em todos os setores da sociedade”, salienta o presidente Carlos Rabadão.

A avaliação realizada pela FCT incidiu sobre as atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas pelas Unidades de I&D entre 1 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2023, e sobre os objetivos, estratégia, plano de atividades e organização para o período 2025 a 2029.

Participaram nesta avaliação mais de 315 avaliadores internacionais distribuídos por 29 painéis de avaliação disciplinares, selecionados entre peritos de elevada competência e experiência científica de mais de 35 países.

O processo de avaliação foi coordenado integralmente pela equipa do Departamento de Apoio às Instituições da FCT e envolveu mais de 1.300 entrevistas remotas e 29 semanas de visitas presenciais a todas as unidades em avaliação.

Gisela João, Sérgio Godinho e 650 músicos de filarmónicas na Festa do Povo em Leiria

Notícia anterior

Autarcas da região de Aveiro saúdam compromisso eleitoral com fim das portagens

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque