Castelo Branco

Município da Covilhã presta tributo ao Poder Local no 25 de Abril

0

Espetáculos musicais, um tributo ao poder local e a inauguração do conjunto escultórico de homenagem aos covilhanenses que lutaram pela liberdade, bem como as tradicionais arruadas e Sessão Solene Comemorativa são algumas das iniciativas que integram o programa das Comemorações do 25 de Abril na Covilhã.

Com um conjunto variado de ações culturais e artísticas, este programa encerra as Comemorações do Cinquentenário, que decorreram ao longo do último ano, e celebra os 51 anos da Revolução do Cravos, que pôs fim a um regime ditatorial e devolveu a liberdade aos portugueses.

Com uma forte componente cultural que integra exposições, conversas nas escolas e as tradicionais arruadas, estas celebrações também incluem a cerimónia de entrega dos contratos programa a mais de 120 coletividades do concelho, financiadas no âmbito do Regulamento de Apoio ao Associativismo.

Na componente de reconhecimento e memória, destaque para o “Tributo ao Poder Local – Uma Conquista de Abril”, cerimónia de homenagem aos antigos autarcas do Concelho, que se realiza no dia 23, no Teatro Municipal da Covilhã, às 20:30, e que conta com momentos musicais com Paulo de Carvalho e Pedro Jóia.

Devido à lotação da sala, o número de lugares disponíveis está limitado. Os bilhetes (gratuitos) vão ser disponibilizados em data a anunciar e cada pessoa só poderá levantar dois ingressos no máximo. Haverá transmissão online para que todos possam associar-se a este justo reconhecimento.

Outro momento marcante passa pela entrega de chaves de habitações requalificadas no âmbito da Estratégia Local de Habitação, numa sessão marcada para dia 24, às 16:30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Aberta a toda a população, a tradicional arruada da noite do dia 24, entre o Jardim Público e a Praça do Município, que conta com coordenação da União de Sindicatos e da Banda da Covilhã, será seguida do um concerto de António Duarte e do espetáculo “De Adriano a Zeca, com Luís Portugal”.

À meia-noite, fogo de artifício, seguido da “Grândola Vila Morena” e do espetáculo musical com o grupo “4 Mens”.

No dia 25 de abril, com início às 10:00, nova arruada com distribuição de cravos, entre o Jardim público e a Praça do Município, seguida do hastear da bandeira, e a Sessão Solene Comemorativa, pela Assembleia Municipal.

Ainda no dia 25, às 17:00, inauguração do conjunto escultórico de homenagem aos Covilhanenses que lutaram pela Liberdade, que fica na Praça do Município e que foi concebido pelo designer Jorge dos Reis, apresentando sete palavras evocativas do 25 de Abril.

Município de Tondela e junta oferecem “cozinha nova” ao Centro Social do Carvalhal

Notícia anterior

Gisela João, Sérgio Godinho e 650 músicos de filarmónicas na Festa do Povo em Leiria

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados