Leiria

OesteCim aprova orçamento de 16,7 milhões de euros para 2025

0

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) vai gerir em 2025 um orçamento de 16,7 milhões de euros, mais 3,3 milhões do que a verba orçamentada em 2024, de acordo com os documentos previsionais a que agência Lusa teve hoje acesso.

O orçamento da receita e da despesa apresentam para o ano de 2025 um valor total de 16.713.486 euros, “encontrando-se cumprido o princípio do equilíbrio corrente do qual resulta um saldo de 1.874.973 euros”, lê-se no documento que prevê que as receitas correntes ascendam a 15,3 milhões de euros (ME) e as despesas correntes a 13,4 ME.

A maior fatia de receita corrente será proveniente de transferências (14,8 ME), tal como acontece com a despesa corrente, rubrica em que a OesteCim prevê transferir 6,5 ME. Ainda na despesa corrente, o segundo maior gasto será na aquisição de bens e serviços, seguindo-se os custos com pessoal, que ultrapassarão 2,1 ME.

Nas receitas de capital a OesteCim prevê arrecadar 1,3 ME, dos quais 1,2 milhões relativos a transferências dos 12 municípios, e adquirir bens de capital no valor de 2,2 ME.

Comparativamente a 2024, verifica-se um acréscimo de 24% do valor total orçado, justificado no documento por “ajustamentos ao nível da política de transportes, nomeadamente pela assunção de custo inerente à melhoria dos transportes na região Oeste e também pela expectativa de abertura de novos avisos para financiamento de projetos no quadro do Portugal 2030”.

Nas Grandes Opções do Plano (GOP), a OesteCim aponta como principais objetivos a política de mobilidade e o fortalecimento do tecido empresarial da região “em sintonia com as transições verde e digital”.

O Orçamento e as Grandes Opções do Plano foram aprovados por unanimidade na Assembleia Intermunicipal realizada no dia 20, na sede da OesteCim, nas Caldas da Rainha.

A OesteCim é composta pelos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos, Peniche, do distrito de Leiria, e por Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, do distrito de Lisboa.

Notícias do Centro | Lusa

Orçamento de Figueira de Castelo Rodrigo aumenta para 15,7 milhões em 2025

Notícia anterior

Município de Tondela tem 26 milhões de investimento aprovados pelo PRR

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria