DestaqueGuarda

Orçamento de Figueira de Castelo Rodrigo aumenta para 15,7 milhões em 2025

0

O orçamento da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo para 2025, aprovado por maioria com a abstenção dos dois vereadores do PS, é de 15,7 milhões de euros (ME), um aumento 22,8% face ao ano em curso.

“Este reforço financeiro reflete o compromisso do executivo em realizar investimentos prioritários, maioritariamente apoiados por fundos comunitários do PT2030 e do PRR”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Carlos Condesso.

“É um orçamento ambicioso, rigoroso e responsável, refletindo a boa gestão dos recursos públicos e a promoção do progresso do concelho, respondendo eficazmente às necessidades dos cidadãos e empresas, mesmo num contexto de incerteza global”, acrescentou o autarca social-democrata.

“A perspetiva para 2025 é de mais investimento, maior desenvolvimento e melhor bem-estar para os cidadãos do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo” (distrito da Guarda), sintetizou.

Segundo o autarca, “as pessoas estão no centro da ação política” do município, que vai reforçar os investimentos na área da saúde, como o Cartão de Saúde Municipal e o projeto ‘Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo’, através do qual já foram realizadas mais de 150 cirurgias gratuitas às cataratas a munícipes.

Outra prioridade o próximo ano é a construção de 12 fogos habitacionais no centro histórico, no âmbito do programa de Habitação a Custos Acessíveis, num investimento de 1,7 ME, financiado integralmente pelo PRR.

Assegurar o serviço de mobilidade ‘Cegonha Móbil’, dar continuidade ao programa de Apoio ao Idoso e à requalificação de habitação social do município são outras ações previstas para 2025.

Para a Educação há mais de 4,5 ME para “obras profundas” na Escola Secundária da vila. “Esta requalificação é totalmente financiada pelo Estado, através do Banco Europeu de Investimento (BEI)”, referiu.

O orçamento municipal de Figueira de Castelo Rodrigo inclui também 1,3 ME para a remodelação do quartel da GNR e a conclusão do posto de turismo de Barca de Alva, que vai passar a ser “a porta de entrada do Parque Natural do Douro Internacional”, revelou Carlos Condesso.

Em 2025, a autarquia pretende construir uma praia fluvial e um parque de lazer na Barragem de Santa Maria de Aguiar, a ETAR da zona industrial e reparar o Pavilhão dos Desportos e a Casa da Cultura.

Os dois vereadores do PS abstiveram-se. “Tivemos uma postura responsável por reconhecermos que há muito em jogo neste orçamento, como os fundos comunitários para requalificar a nossa escola secundária e avançar com a construção de habitação social”, justificou em declarações à agência Lusa Paulo Langrouva.

“Quisemos dar oportunidade ao executivo para aproveitar ao máximo esses apoios”, realçou o vereador, que também deixou algumas críticas ao orçamento de 2025.

“Está inflacionado e será muito difícil de concretizar. Também carece de visão estratégica e é muito caracterizado pela aposta nas festinhas, para as quais há cerca de um milhão de euros”, apontou o socialista.

Para Paulo Langrouva, “não é aceitável que haja apenas 200 mil euros para a Educação, um milhão de euros de transferências para as juntas de Freguesia e 275 mil euros para o seguro municipal de saúde, o que é pouco”.

No próximo ano mantém-se a taxa mínima de 0,3% do IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis] para os prédios urbanos e a isenção deste imposto por cinco anos para habitações próprias de valor tributário até 125 mil euros.

O IMI Familiar, que implica deduções de 30 euros para um dependente, 70 euros para dois e 140 euros para três ou mais filhos, também vai continuar em 2025.

No IRS, o município volta a abdicar de 5% da participação variável, o máximo a que teria direito relativamente ao imposto cobrado no concelho.

Já as empresas sediadas em Figueira de Castelo Rodrigo e com volume de negócios até 150 mil euros no ano anterior continuarão isentas de Derrama. Acima desse limite, as empresas ficarão sujeitas a uma taxa de 1,5 por cento.

Notícias do Centro | Lusa

São Pedro do Sul investe 2,2 milhões na ampliação do centro de saúde

Notícia anterior

OesteCim aprova orçamento de 16,7 milhões de euros para 2025

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque