Guarda

Figueira de Castelo Rodrigo celebra 82 anos da Festa da Amendoeira em Flor

0

Celebrada desde 1941, a festa da amendoeira em flor em Figueira de Castelo Rodrigo volta a ser um dos pontos altos da chegada da primavera, sendo este ano comemorada de 24 a 26 de fevereiro e de 3 a 5 de março.

A “Rainha da Amendoeira em Flor” festeja a época das amendoeiras floridas, que anualmente se estendem ao longo do território Figueirense.

Depois do sucesso da edição do ano passado, a localização do certame irá continuar a ser o recinto da Feira, numa estrutura amovível coberta, preparada para o efeito e com todas as condições para acolher
expositores, visitantes e diversas atividades.

Para acompanhar as paisagens idílicas pintadas de branco, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo tem planeadas diversas atividades e eventos.

A mostra e venda de produtos endógenos e artesanato vai estar lado a lado com atividades musicais, desportivas e culturais que irão dinamizar o concelho nos dois fins de semana.

O evento deste ano apresenta um programa musical do qual fazem parte artistas de renome da música popular portuguesa, havendo também uma aposta nos artistas e bandas locais. As atuações em foco estão a cargo de Toy, Némanus, Miguel Azevedo e Jorge Guerreiro.

Quanto à vertente desportiva e cultural, estão programados jogos
tradicionais, a caminhada da amendoeira em flor, o 12.º Raid TT, uma prova de BTT e a presença do Grupo Etnográfico do Sabugal e do Grupo de Cavaquinhos e Cantares da Academia Figueira Sénior.

Os mais novos poderão também contar com o “Zumba Kids” e o “Tik Tok
Dance”, que celebram o seu primeiro aniversário com algumas novidades.

Aliada à festa da amendoeira em flor, irá realizar-se a habitual Feira do Almendro, em Barca D’Alva, uma feira transfronteiriça que junta portugueses e espanhóis, numa tradição que é assinalada sempre com a plantação de uma amendoeira.

Carlos Condesso, Presidente da Câmara Municipal, afirma que “depois da inovação levada a cabo no ano passado, iremos este ano melhorar ainda mais este histórico evento da região, promovendo o que é nosso e criando atividades que dinamizem a economia local, fazendo jus à beleza única que as flores das amendoeiras nos trazem”.

Para o edil, “são inúmeras as razões para visitar o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo pintado com o tom de branco, descobrir as nossas paisagens e desfrutar dos nossos produtos e tradições, nesta que é a mais antiga festividade que celebra as amendoeiras em flor na região”.

 

Notícias do Centro | Lusa

“Breviário Ilustrado do Tempo Contado” em exposição na Sertã

Notícia anterior

Vila Velha de Ródão adquire prédios para criar novos loteamentos urbanos

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Guarda