O projeto ‘Atlantic Area healthy food Ecosystem’ (AHFES), gerido pelo Agroindustrial do Centro (InovCluster), vai receber um financiamento adicional de 235 mil euros para apoiar empresas do setor da alimentação na adoção de práticas mais sustentáveis.
A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster) está a desenvolver, desde 2019, o projeto internacional AHFES, cujo objetivo passa por aumentar a capacidade de soluções inovadoras nas pequenas e médias empresas (PME) ao nível dos alimentos saudáveis.
“Até agora, o projeto AHFES beneficiou do apoio de 1,2 milhões de euros da União Europeia através do programa INTERREG ATLANTIC e do FEDER, vendo agora aprovado um financiamento adicional de 235 mil euros para o desenvolvimento dos serviços de apoio à introdução de práticas mais sustentáveis de produção, garantindo assim a continuidade do projeto até fevereiro de 2023”, referiu, em comunicado hoje divulgado, a InovCluster.
Citada no documento, a diretora executiva da Agroindustrial do Centro, Christelle Domingos, explicou que a nova valência do projeto “surge ancorada de forma natural àquilo que são as necessidades e preocupações crescentes dos produtores, na premissa de incorporar reais compromissos com a sustentabilidade”.
“Assim, encaramos como essencial a criação de um novo serviço de apoio às empresas para a adoção de práticas mais sustentáveis, numa altura em que o consumidor tem um olhar cada vez mais exigente e sensível para as questões ambientais”, sustentou.
Adiantou ainda que o projeto AHFES “adota uma abordagem prática e fácil de capacitação das empresas”, com um enfoque nos desafios atuais e nos benefícios para as mesmas na introdução de inovação e de novos conceitos nas suas formas de trabalhar.
O projeto, iniciado em março de 2019, tem providenciado programas de formação e serviços gratuitos de apoio à Inovação, Internacionalização, Gestão e Marketing às PME do setor da agroalimentar de Portugal, Espanha, França, República da Irlanda, Irlanda do Norte e País de Gales.
Em Portugal, tem sido desenvolvido pela InovCluster e pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, aos quais se junta, este ano, o parceiro ‘Colab4Food’, com o intuito de desenvolver esta nova atividade de apoio à implementação de práticas ambientalmente mais sustentáveis.
Comentários