CoimbraDestaque

Politécnico de Coimbra com mais 65 bicicletas elétricas para a comunidade académica

0

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) adquiriu mais 65 bicicletas elétricas para a sua frota, utilizada por alunos, docentes e não docentes, tendo hoje procedido à entrega de alguns dos exemplares.

Com esta aquisição, feita no âmbito do projeto “IPC a pedalar”, a frota usada pela comunidade académica do Politécnico de Coimbra atinge 147 bicicletas, sendo 99 elétricas e 48 convencionais.

Após Com cerca de três anos de utilização, as primeiras bicicletas fizeram já 70 mil quilómetros, afirmou hoje o presidente do IPC, Jorge Conde, na sessão de entrega das bicicletas.

A obtenção dos novos modelos contou com um investimento de 60 mil euros, repartido entre dois programas que o IPC está envolvido, a aliança UNIgreen e o Programa +Sucesso (financiado pelo PRR).

“Espero que as bicicletas identificadas como Politécnico de Coimbra possam ser também uma operação importante de marketing para a instituição e que possamos aparecer mais vezes na comunidade com a ideia de que somos, de facto, uma instituição muito sustentável”, destacou.

A atribuição de bicicletas à comunidade académica, processo que acontece por meio de candidaturas previamente regulamentadas, arrancou hoje e irá prolongar-se pelos próximos dias, tendo contemplado a estudante de Educação Básica Patrícia Morais, que tenciona utilizar a bicicleta elétrica todos os dias para ir às aulas.

“Faço muitos percursos próximos da zona da ESEC [Escola Superior de Educação de Coimbra], sempre de carro, e esta proposta pareceu-me muito boa, porque assim consigo fazer de bicicleta e efetivamente poupar muito o carro e o planeta em termos de combustíveis”, explicou.

Já o responsável do gabinete de relações internacionais da Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra, Rui Lopes, pretende inicialmente fazer de quatro a cinco quilómetros diários com a bicicleta que recebeu hoje, utilizando-a maioritariamente para se deslocar ao trabalho.

Os exemplares hoje entregues fazem parte da segunda fase do “IPC a pedalar”, que está inserido num programa criado “há muito tempo, chamado ‘Politécnico mais Sustentável’, que envolve um conjunto de outras medidas”, sendo uma delas exatamente promover uma mobilidade o mais ecológica possível, frisou o presidente do IPC, em declarações aos jornalistas.

“A ideia é que as pessoas venham para os campus escolares de bicicleta, evitando trazer os carros, evitando não só a poluição em si, mas esta ideia de que temos de levar o carro para todo lado”, sustentou.

Jorge Conde deixou ainda o desafio ao presidente da Câmara de Coimbra para concluir a ciclovia que vai do Açude-Ponte até as residências de São Martinho do Bispo, na margem esquerda do rio Mondego, em Coimbra, “garantindo a segurança dos estudantes não terem que atravessar a rotunda do Açude”.

Coimbra vai ser “capital” da felicidade durante quatro dias de março

Notícia anterior

Câmara de Oliveira do Hospital apoia vigilância sanitária em explorações com ovinos

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra