Coimbra

Fundação de Miranda do Corvo investe 630 mil euros em habitação colaborativa

0
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP), de Miranda do Corvo, anunciou hoje a construção de um edifício para habitação plurifamiliar/colaborativa para alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais, num investimento de aproximadamente 630 mil euros.

A construção é financiada em 511.875 euros pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), revelou hoje a instituição, em comunicado.

“O projeto apresenta uma resposta social de caráter residencial, temporária ou permanente, assente num modelo de habitação comunitária, organizada em unidades habitacionais independentes integradas num único edifício”, explicou a Fundação ADFP.

O edifício será construído na Quinta da Cova da Ponte, em Miranda do Corvo (distrito de Coimbra), e vai desenvolver-se em três pisos, constituído por áreas comunitárias polivalentes e áreas privadas, nomeadamente seis apartamentos de tipologia T2 e três apartamentos T1.

Segundo a Fundação, o empreendimento vem colmatar a falta de respostas habitacionais para pessoas idosas ou outras em situação de vulnerabilidade social, nomeadamente o isolamento e a solidão.

“O caráter inovador desta iniciativa é assente em valores como o respeito pela cidadania, diversidade, igualdade de género, qualidade de vida e ética”, lê-se no comunicado.

No edifício serão desenvolvidas atividades colaborativas e cooperativas para viabilizar o envelhecimento ativo, através de um conjunto de serviços de apoio, adequados ao perfil individual, familiar e social dos residentes, e de uma rede complementar de comodidades articuladas com outras entidades, nas áreas da saúde, justiça, segurança social, cultura e lazer.

O projeto é direcionado “a uma população com necessidades heterogéneas e pretende prevenir situações de dependência, ou o seu agravamento, prolongando ou evitando a institucionalização dos idosos numa ERPI (Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas)”, realçou a instituição.

Notícias do Centro | Lusa

Setor do espaço junta-se à tecnologia e saúde no Coimbra Invest Summit

Notícia anterior

Festival Impulso retoma programação nas Caldas da Rainha com 12 concertos até dezembro

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra