Coimbra prepara-se para receber um evento de destaque na área de investimento e inovação que conta já com mais de meio milhar de inscrições, avança a autarquia liderada por José Manuel Silva.
O Coimbra Invest Summit, que se realiza no Convento São Francisco de 27 a 29 de setembro, foi apresentado esta sexta-feira, dia 22 de setembro, em conferência de imprensa, no foyer do Grande Auditório do Convento São Francisco. Entre os oradores convidados estão, como keynote speakers, o presidente da IBM Portugal, Ricardo Martinho, e o ex-presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva.
O Coimbra Invest Summit é organizado pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, em parceria com a Universidade de Coimbra (UC), o Politécnico de Coimbra (IPC), o Instituto Pedro Nunes (IPN) e o iParque. A conferência de imprensa, que decorreu no Convento São Francisco, contou com a presença do presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva, do vereador do Empreendedorismo, Investimento e Emprego, Miguel Fonseca, assim como do presidente do Conselho de Administração do iParque, de Ricardo Lopes, do diretor de inovação do IPN, Jorge Pimenta, de Sara Proença do IPC, e do coordenador da divisão de transferência de tecnologia da Universidade de Coimbra, Luís Saraiva Silva.
“Quero saudar o facto de estarmos aqui todos juntos a pugnar pelo desenvolvimento sustentável da cidade”, disse José Manuel Silva, sublinhando que “a capacidade de trabalhar e de produzir em conjunto, de criarmos energias com as nossas sinergias, dá confiança aos empresários e industriais para virem investir em Coimbra”. “Este trabalho conjunto está a transformar a imagem que Coimbra passa para o lado de fora e isso é fundamental para atrair mais investimento que tão importante é para Coimbra”, sustentou o presidente da CM de Coimbra. O Coimbra Invest Summit é “um sinal da nova dinâmica e da nova energia que vai catapultar Coimbra”, acrescentou.
Este evento, afirmou o presidente, vai ser “particularmente impactante e será assim sempre que Coimbra se unir em alguma realização”. José Manuel Silva lembrou que Coimbra “sempre teve potencial, mas esta é a altura de concretizarmos e traduzirmos em ações concretas esse potencial”, de forma que isso se reflita em “receita e investimento no concelho, e na consequente melhoria da qualidade de vida”.
A iniciativa, que conta com conferências, mostra de empresas e instituições, sessões de capacitação e de networking, mostra tecnológica e uma sessão de reconhecimento de mérito empresarial, pretende “posicionar Coimbra como território atrativo para o investimento, com enfoque nos clusters da Tecnologia e da Saúde”, explicou Miguel Fonseca, durante a apresentação da iniciativa.
O vereador adiantou, ainda, que o evento já registou mais de 500 inscrições, revelando que estarão presentes 41 empresas e instituições, 47 projetos de investigação na área da tecnologia, 19 oradores no palco “show & tell” e 21 oradores, em quatro conferências, no palco principal. Miguel Fonseca revelou, também, que Ricardo Martinho, presidente da IBM Portugal e António Saraiva, ex-presidente da Confederação Empresarial de Portugal, serão os keynotes speakers (no dia 29 de setembro), dando ainda conta que serão reconhecidas 138 empresas do concelho e que estarão seis multinacionais, que se instalaram na cidade no último ano, representadas no Sunset de Networking “Meet the New Neighbours”.
“A Universidade mistura-se com a cidade e desde a primeira hora que contribuímos e vimos com bons olhos a realização deste evento”, afirmou Luís Saraiva Silva, que esteve presente em representação do reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. Já Sara Proença, representante do Politécnico de Coimbra, felicitou o executivo municipal pela organização desta iniciativa e por “todo o trabalho que desenvolveu para agregar os vários players e stakeholders”. Falando de um “evento de grande impacto que está perfeitamente alinhado com a missão e principais eixos estratégicos do Politécnico de Coimbra”, a responsável deu destaque à necessidade retenção de talento.
Ricardo Lopes, presidente do Conselho de Administração do iParque, sublinhou a importância do trabalho que tem sido realizado em prol do desenvolvimento de Coimbra, nomeadamente desde a criação do Conselho Estratégico, referindo que este órgão terá uma reunião no âmbito do evento. “O Coimbra Invest Summit traz várias iniciativas a Coimbra e poderá ajudar-nos a criar o futuro, a recuperação de uma situação dramática que o desenvolvimento económico viveu nos últimos anos”, enfatizou.
“O facto de estarmos os cinco à mesa, para mim, é uma estreia e é a prova que este evento faz sentido e era necessário”, sustentou Jorge Pimenta, evidenciando a “cooperação entre todos”. “A inovação faz parte desta cidade e desta economia que queremos”, adiantou, frisando que “empresários, empreendedores e grandes empresas têm lugar e podem encontrar na cidade o talento de que necessitam”. O responsável do IPN destacou os momentos de networking criados pelo Coimbra Invest Summit evidenciando que podem originar “resultados muito interessantes tanto este ano como no futuro”.
Comentários