CoimbraDestaque

Coimbra Invest Summit: Cidade prepara-se para receber um evento de destaque na área de investimento e inovação

0

Coimbra prepara-se para receber um evento de destaque na área de investimento e inovação que conta já com mais de meio milhar de inscrições, avança a autarquia liderada por José Manuel Silva.

O  Coimbra Invest Summit, que se realiza no Convento São Francisco de 27 a 29 de setembro, foi apresentado esta sexta-feira, dia 22 de setembro, em conferência de imprensa, no foyer do Grande Auditório do Convento São Francisco. Entre os oradores convidados estão, como keynote speakers, o presidente da IBM Portugal, Ricardo Martinho, e o ex-presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva.

O Coimbra Invest Summit é organizado pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, em parceria com a Universidade de Coimbra (UC), o Politécnico de Coimbra (IPC), o Instituto Pedro Nunes (IPN) e o iParque. A conferência de imprensa, que decorreu no Convento São Francisco, contou com a presença do presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva, do vereador do Empreendedorismo, Investimento e Emprego, Miguel Fonseca, assim como do presidente do Conselho de Administração do iParque, de Ricardo Lopes, do diretor de inovação do IPN, Jorge Pimenta,  de  Sara Proença do IPC, e do coordenador da divisão de transferência de tecnologia da Universidade de Coimbra, Luís Saraiva Silva.

“Quero saudar o facto de estarmos aqui todos juntos a pugnar pelo desenvolvimento sustentável da cidade”, disse José Manuel Silva, sublinhando que “a capacidade de trabalhar e de produzir em conjunto, de criarmos energias com as nossas sinergias, dá confiança aos empresários e industriais para virem investir em Coimbra”. “Este trabalho conjunto está a transformar a imagem que Coimbra passa para o lado de fora e isso é fundamental para atrair mais investimento que tão importante é para Coimbra”, sustentou o presidente da CM de Coimbra. O Coimbra Invest Summit é “um sinal da nova dinâmica e da nova energia que vai catapultar Coimbra”, acrescentou.

Este evento, afirmou o presidente, vai ser “particularmente impactante e será assim sempre que Coimbra se unir em alguma realização”. José Manuel Silva lembrou que Coimbra “sempre teve potencial, mas esta é a  altura de concretizarmos e traduzirmos em ações concretas esse potencial”, de forma que isso se reflita em “receita e investimento no concelho, e na consequente melhoria da qualidade de vida”.

A iniciativa, que conta com conferências, mostra de empresas e instituições, sessões de capacitação e de networking, mostra tecnológica e uma sessão de reconhecimento de mérito empresarial, pretende “posicionar Coimbra como território atrativo para o investimento, com enfoque nos clusters da Tecnologia e da Saúde”, explicou Miguel Fonseca, durante a apresentação da iniciativa.

O vereador adiantou, ainda, que o evento já registou mais de 500 inscrições, revelando que estarão presentes 41 empresas e instituições, 47 projetos de investigação na área da tecnologia, 19 oradores no palco “show & tell” e 21 oradores, em quatro conferências, no palco principal. Miguel Fonseca revelou, também, que Ricardo Martinho, presidente da IBM Portugal e António Saraiva, ex-presidente da Confederação Empresarial de Portugal, serão os keynotes speakers (no dia 29 de setembro), dando ainda conta que serão reconhecidas 138 empresas do concelho e que estarão seis multinacionais, que se instalaram na cidade no último ano, representadas no Sunset de Networking “Meet the New Neighbours”.

“A Universidade mistura-se com a cidade e desde a primeira hora que contribuímos e vimos com bons olhos a realização deste evento”, afirmou Luís Saraiva Silva, que esteve presente em representação do reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. Já Sara Proença, representante do Politécnico de Coimbra, felicitou o executivo municipal pela organização desta iniciativa e por “todo o trabalho que desenvolveu para agregar os vários players e stakeholders”. Falando de um “evento de grande impacto que está perfeitamente alinhado com a missão e principais eixos estratégicos do Politécnico de Coimbra”, a responsável deu destaque à necessidade retenção de talento.

Ricardo Lopes, presidente do Conselho de Administração do iParque, sublinhou a importância do trabalho que tem sido realizado em prol do desenvolvimento de Coimbra, nomeadamente desde a criação do Conselho Estratégico, referindo que este órgão terá uma reunião no âmbito do evento. “O Coimbra Invest Summit traz várias iniciativas a Coimbra e poderá ajudar-nos a criar o futuro, a recuperação de uma situação dramática que o desenvolvimento económico viveu nos últimos anos”, enfatizou.

“O facto de estarmos os cinco à mesa, para mim, é uma estreia e é a prova que este evento faz sentido e era necessário”, sustentou Jorge Pimenta, evidenciando a “cooperação entre todos”. “A inovação faz parte desta cidade e desta economia que queremos”, adiantou, frisando que “empresários, empreendedores e grandes empresas têm lugar e podem encontrar na cidade o talento de que necessitam”. O responsável do IPN destacou os momentos de networking criados pelo Coimbra Invest Summit evidenciando que podem originar “resultados muito interessantes tanto este ano como no futuro”.

 

Notícias Do Centro

Presidente da Guarda “muito preocupado” com as notícias de mais um adiamento da reabertura da Linha da Beira

Notícia anterior

Escritora Lídia Jorge vence Prémio Eduardo Lourenço 2023

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra