Na Guarda, do dia 8 a 25 de junho, há música e animação. Os santos populares voltam a fazer a festa nas ruas ao longo do mês de junho pelos bairros da cidade mais alta, este ano com um novo recorde de participação com 14 bairros envolvidos. Por isso, junho na Guarda é sinónimo de muita animação com os bailaricos e os arraiais populares impregnados pelos aromas da sardinha assada e do rosmaninho e onde não vai faltar o tradicional Caldo de Grão da Guarda.
A festa dos Santos da Guarda é feita primeiramente nos bairros de 8 a 21 de junho. Com os bailaricos, as tasquinhas, e a boneca dos Santos Populares e outros festejos locais na rua, e, finalmente, com a Festa de Encerramento na Praça do Município, nos dias 23,24 e 25 de junho onde não vai faltar a feirinha de Artesanato, Animação, Comes e Bebes, Concertos, Bonecas dos Santos Populares, Marchas populares e o Concurso do Caldo de Grão, prato tradicional da Guarda, muito popular nesta época festiva.
Tal como já referido esta será a edição mais participada de sempre com 14 bairros a fazer a festa. Participam em 2023, São Domingos, Guarda Gare, S. Vicente, Torrão, Pinheiro, Lameirinhas, Sequeira, Bonfim, Bairro da Caixa, Alfarazes, Luz, N. Sra. Fátima, Galegos e Mileu. Destes 14, dois participam nas marchas populares, Bairro da Luz e Sequeira. O Marchódromo estará montado junto aos Paços do Concelho, e por ali desfilarão ainda duas marchas convidadas, a Marcha da Bica e a Marcha da Banda Bingre Canelense.
O Caldo de Grão da Guarda volta a ser destaque nestes Santos da Guarda com 11 bairros a disputar a “concha prateada”. Concorrem, Bonfim, B. São Domingos, B. da Caixa, Torrão, Pinheiro, Sequeira, Alfarazes, Luz, B.N. Sr.ª de Fátima, Galegos e Mileu.
Ainda na Praça do Município vão ficar em exposição, durante toda a festa de encerramento, as Bonecas dos Santos Populares dos bairros do Bonfim, Torrão, Sequeira, Alfarazes, Luz, B. N. Sr.ª Fátima, Galegos e Mileu.
De referir ainda a realização da Feira anual de S. João que decorrerá no dia 24 de junho na zona de Estacionamento do PURD e que este ano contará ainda, paralelamente, com um forte programa de animação musical, de jogos tradicionais e até com a recriação histórica da Atribuição da Carta de Feira de S. João à Guarda, uma encenação dinamizada pela Associação Hereditas que recorda a criação da feira por carta régia em 25 de março de 1255 por D. Afonso III.
Na sexta-feira, dia 23 de junho, às 18:00 dá início à abertura dos stands de artesanato e gastronomia, que se irá manter até ao dia 25 de junho e exposição das Bonecas da Guarda. Às 19:00 haverá o Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda e às 22:30 haverá Baile Grupo AF.
No sábado, às 11:00 o Grupo de Concertinas Pêramocense irá atuar .
Das 15:00 às 16:00 sobe ao palco o Grupo de Cantares A Mensagem de São Miguel, das 17:00 às 18:00 é a vez do Grupo de Cavaquinhos da Póvoa do Mileu atuar. Às 21:30 começa o desfile das Marchas Populares, Marcha da Bica, Marcha do Bairro da Luz, Marcha do Bairro da Sequeira, Marcha da Banda Bingre Canelense, Estarreja. O dia acaba às 23:00 com o Baile Grupo Republika.
No domingo a abertura da Feira de Artesanato começa às 10:00, às 12:00 abre o Espaço Gastronómico e às 14:30 haverá o Grupo de Cantares das Lameirinhas.
Às 16:00 começa a apresentação e avaliação das Bonecas dos Santos da Guarda, a Concurso, logo a seguir, às 17:00 começa o Grupo de Concertinas Gotinha D´Água e meia hora depois começa a avaliação do Caldo de Grão.
Às 18:30 começa a apresentação dos vencedores da Boneca dos Santos da Guarda, Caldo de Grão da Guarda e Marchas Populares, às 19:00 haverá os sons do Minho.
No dia 24 de junho, a Feira de São João destaque-se para a música do Grupo de Concertinas Estrelas de Gouveia, do Grupo de Bombos Os Bat na Pele de Alfândega da Fé, do grupo medieval Gaitas e Pifaradas e do Grupo de Gaiteiros Os Trouxa Moucha de Vila Real.
Destaque ainda para a Recriação Histórica da Atribuição da Carta de Feira de S. João à Guarda, pela Associação Hereditas.
Comentários