Leiria

Politécnico de Leiria angaria fundos para projeto de alívio da dor crónica nos idosos

0

A Minutos Emblemáticos, Spin Off do Politécnico de Leiria, lançou uma campanha de angariação de fundos para financiar o seu projeto de cariz social Perlim-Pim, a Magia do jogo na dor. Esta campanha está ativa até ao dia 24 de julho, na plataforma de referência dedicada ao financiamento colaborativo PPL | Crowdfunding Portugal.

O Projeto Perlim-Pim dedica-se a implementar um programa especializado de jogo terapêutico como estratégia não farmacológica para o alívio da dor crónica na população idosa. A iniciativa visa “proporcionar 60 minutos de sorrisos e bem-estar a 50 idosos a viver em duas zonas do país de Portugal socialmente mais isolados”.

Através de um programa revolucionário para a gestão da dor por uma equipa de profissionais de saúde de excelência, o projeto pretende introduzir uma nova dimensão de cuidado para melhorar significativamente a qualidade de vida de pessoas idosas isoladas e com experiência de dor persistente e incapacitante. O Perlim-Pim tem 60 dias para angariar fundos, mais precisamente, 5000 euros. Todos os donativos, de qualquer valor, são importantes e podem ser feitos através do link https://ppl.pt/causas/Perlim#community.

A dor crónica é uma realidade para milhares de idosos em todo o mundo, afetando a sua funcionalidade diária e bem-estar mental. Os métodos tradicionais de tratamento geralmente envolvem medicamentos, que podem causar efeitos colaterais significativos e com um grande potencial para a dependência. Este projeto procura validar uma alternativa viável a esses métodos, através de uma solução interativa e envolvente.

A Minutos Emblemáticos desenvolveu o projeto e marca nacional AGILidades, com o intuito de desenvolver jogos e outros materiais que incentivem o treino funcional em populações frágeis.

Outros objetivos da Minutos Emblemáticos são a dinamização de oficinas de estimulação, fazendo uso dos produtos desenvolvidos no âmbito do projeto, a personalização de materiais para estimulação de pessoas adultas/idosas/crianças com incapacidade, a adaptação e validação do processo de adaptação dos materiais de estimulação com base nas necessidades de populações específicas, o desenvolvimento de ações de formação sobre a implementação dos materiais, como resultado do seu processo de validação científica.

A campanha de crowdfunding começou no dia 25 de maio e está ativa durante 60 dias, ou seja, até ao dia 24 de julho. Pode conhecer melhor o projeto aqui.

Santos Populares trazem “muita animação com bailaricos” às ruas da Guarda

Notícia anterior

Carjacking em Anadia: Vítimas foram retiradas de Jaguar e violentamente agredidas

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria