Se é verdade que no “Carnaval ninguém leva a mal” e que “a vida são dois dias e o Carnaval são três” pode encontrar neste artigo os (melhores e mais emblemáticos) Entrudos da Região de Coimbra e não só.
Vem aí a altura do ano com mais folia! Como manda a tradição não podem faltar carros alegóricos, escolas de samba, disfarces, música e sátiras políticas.
Na área conimbricense destacam-se o Carnaval de Coimbra, Figueira da Foz e Mealhada. Pode encontrar mais 9 municípios que prometem trazer muita animação às suas ruas, bem como cinco cidades e vilas que são conhecidas do público por levarem o Carnaval ao mais alto nível.
Coimbra:
Por Coimbra, há um Carnaval em estilo brasileiro com o “Bloco do Beco”. A festa é de 10 a 11 de fevereiro na Praça do Comércio.
As atividades têm início com pinturas faciais, modelagem de balões e área de desenho com quadros de giz, e são gratuitas.
O grande momento fica a cargo do “Bloco do Beco”, que conjuntamente com o CoimBrass Band farão um cortejo (dia 10) pelas ruas de Coimbra: Praça do Comércio, Rua Eduardo Coelho, Rua da Louça, Praça 8 de Maio, Rua Visconde da Luz, Rua Ferreira Borges, Largo da Portagem, Rua dos Gatos, Adro de Cima e volta ao ponto de partida.
No domingo, dia 11, o dia será dedicado às mulheres e o programa contará com uma apresentação de capoeira, vários DJ’s e um novo cortejo com o Bloco do Beco nas ruas da Baixa da cidade.
Figueira da Foz:
A folia vai estar em Buarcos. Este ano a edição remonta aos “50 Anos de Liberdade” e decorrerá entre os dias 9 e 13 de fevereiro. A organização está a cargo da Associação de Carnaval de Buarcos / Figueira da Foz, com o apoio do munícipio figueirense.
O programa tem início com o Desfile do Carnaval Infantil no dia 9, com os alunos dos estabelecimentos pré-escolares e de primeiro ciclo deste concelho como protagonistas de uma manhã de animação.
A emblemática Avenida do Brasil receberá o movimento, a cor e a ousadia das escolas de Samba, grupos, coletividades, juntas de freguesia e foliões, que garantem a animação do Grande Desfile, no dia 11 de fevereiro e na terça-feira, dia 13, com o Grande Corso Carnavalesco, desfiles apadrinhados pela linhagem dos Reis que este ano conta com a especial presença da influencer Bruna Gomes e de Álvaro Maia.
FOTO: Município da Figueira da Foz
Mealhada:
O Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada voltou e não há motivos para faltar. Vão ser três desfiles principais (dias 11 e 13), um dos quais noturno (12 de fevereiro). As Noites da Tenda começam a 3 de fevereiro.
O ator brasileiro Thiago Rodrigues e a miss portuguesa 2023 Yeniffer Campos serão os reis do Carnaval da Mealhada.
Dia 3 acontece o Desfile Trapalhão onde qualquer um pode participar.
No dia 4 de fevereiro, pelas 15:00, vai realizar-se o Carnaval de Palmo e Meio, com entradas gratuitas e quem reina são os pequenos foliões.
Escolas de samba e os grupos convidados vão trazer às ruas da Mealhada a cor, música e dança que não podem faltar.
FOTO: Município da Mealhada
Arganil (Coja):
Em Coja, a tradição e a folia popular, juntamente com a sátira política, criatividade e alegria fundem-se durante 4 dias.
A festa começa no sábado, 10 de fevereiro, pelas 22:00, com o “Bailarico de Hollywood”, no Pavilhão Gimnodesportivo. No domingo, a folia fica a cargo dos mais novos, com uma Matiné Infantil a decorrer no mesmo espaço, a partir das 15:30.
Na segunda-feira, véspera de feriado, haverá o “Grandioso Baile de Carnaval” a partir das 22:00. Na terça-feira, dia 13, a partir das 15:00 dá-se o evento rei: o desfile de Carnaval que contará com animação de rua e culminará em fogo de artifício, no Parque Urbano Verde do Prado.
Para terminar, decorre o fantástico Enterro do Entrudo por volta das 19:00, onde se encerra a folia com a promessa de que voltará no próximo ano.
Cantanhede:
A folia carnavalesca vai invadir as freguesias da Sanguinheira e da Tocha, com os desfiles no dia 11 e 13 de fevereiro. Com ela vem a música e muita brincadeira à mistura.
Em Sanguinheira, o desfile está marcado para dia 11 a partir das 15:30 e no final animação musical.
No dia 13 de fevereiro, Tocha recebe o corso de Carnaval com a participação de todas as associações locais e adjacentes à freguesia.
A concentração é às 14:30 no Largo do Centro de Saúde e tem início previsto às 15:00.
Góis:
Há uma Corrida do Entrudo nas Aldeias do Xisto de Góis. A tradição remonta para a procura de roupa e objetos velhos, algo que esconda o rosto.
Há quem use uma máscara feita a partir de cortiça, a imagem de marca da iniciativa que ainda nos dias de hoje acontece.
Decorre no dia 11 de fevereiro, a partir das 8:30. Aigra Nova é o ponto de partida e segue em direção a Pena, Cerdeira, Esporão e Pontão Sotão, acompanhada pelos Gaiteiros da Rainha Santa.
Ao longo da tarde, há espaço para as habituais atividades, como o bailarico ao som das concertinas, o Jogo do Pau, a queima do Entrudo, o atelier de máscaras de cortiça e a declamação das quadras jocosas.
Mira:
Mira apela à participação espontânea de todos para manter as fiéis tradições da comemoração do Entrudo.
As inscrições destinam-se a coletividades constituídas e sedeadas neste município. O tema é livre.
O desfile ocorre dia 9 de fevereiro, às 10:00.
Dia 11 de fevereiro, a folia vai estar na Praia de Mira, a partir das 14:30. Mira recebe o corso dia 13, à mesma hora.
Montemor-o-Velho:
Montemor-o-Velho tem preparado um desfile para os mais novos. Acontece às 15:00, no dia 10. Começa junto ao Mercado Municipal.
O desfile carnavalesco vai encher de alegria, animação e disfarces a rua Fernão Mendes Pinto, o Largo dos Anjos, a rua Dr. José Galvão, a Praça da República e o Anfiteatro Municipal.
No final do evento vai ser distribuído um pequeno lanche a todos os participantes.
A iniciativa é promovida pela Associação Fernão Mendes Pinto em parceria com este município.
Oliveira do Hospital:
Este concelho tem dois carnavais: Lagares da Beira e Seixo da Beira.
O Grande Carnaval de Lagares da Beira, com mais de 50 anos de existência, é um convite à folia e à diversão com um programa de quatro dias de festejos carnavalescos. Conhecido como o da Beira Serra, vai realizar-se entre os dia 11 e 14 de fevereiro.
No domingo, dia 11 de fevereiro, terá lugar a Oficina de Criativa – Dos 0 aos 100 anos. No dia 12, segunda-feira vai acontecer o baile do chapéus. Para terça-feira, dia 13 de fevereiro, está marcado o desfile de Carnaval e o Baile da Rainha. A programação termina na quarta-feira, dia 14 de fevereiro, com a leitura das tradicionais “Deixas”.
O Carnaval do Seixo da Beira regressa em grande estilo nos dias 10 e 11 de fevereiro, prometendo encher as ruas desta pitoresca vila com alegria, cor e muita animação.
Dividir-se-á em dois momentos distintos: dia 10 de fevereiro, o grandioso Baile de Carnaval que terá lugar na sede do Clube Desportivo e Recreativo do Vasco da Gama e no dia 11, as ruas serão palco de folia e alegria, com a confirmação de 12 carros alegóricos e aproximadamente 200 participantes. O desfile irá terminar no Cruzeiro, onde um palco estará montado para um concerto do grupo “Celso Cambaio em Duo”, encerrando o evento em beleza.
Pampilhosa da Serra:
O cortejo sai à rua no dia 11 de fevereiro (domingo), pelas 15:00, e promete a habitual folia e boa disposição.
Por iniciativa do Grupo Cultural e Recreativo de Pampilhosa da Serra, o tradicional desfile irá animar as ruas da vila que irá juntar a energia de todas as idades, criatividade, sátira e, sobretudo, muita alegria.
Soure:
No dia 9 de fevereiro, Soure promove o tradicional Cortejo de Carnaval Infantil, sob a temática “Viver em Liberdade”, onde estão já confirmados mais de 1000 participantes, provenientes dos estabelecimentos de ensino e IPSS deste concelho.
Entre confettis, serpentinas e muitas brincadeiras, o tema do cortejo vai tentar sensibilizar a comunidade para este tema importante, elaborando máscaras e disfarces alusivos à Liberdade e aos 50 anos do 25 de Abril.
O cortejo terá início no Espaço 1111 e percorrerá as principais artérias, em direção à Praça da República, numa interação entre as várias faixas etárias, proporcionando momentos de convívio, partilha e animação. Também está preparado um Baile das Histórias (dia 10) às 15:30, na Biblioteca Municipal. As palavras das Histórias e as Notas Musicais juntam-se às Máscaras no ambiente de folia próprio do Sábado Gordo, Sábado de Carnaval.
Vila Nova de Poiares:
O Carnaval está de volta a Vila Nova de Poiares de 9 e 10 de fevereiro.
No primeiro dia acontece o cortejo da Comunidade Educativa com o percurso a ter início no Jardim de Homenagem ao Poiarense, Av. Manuel C. Coelho, Av. Dr. Daniel de Matos, Praça Luís de Camões, Largo da República e termina na Av. dos Bombeiros Voluntários.
Dia 10, é a vez do desfile das Associações e Instituições deste concelho com o mesmo trajeto.
Se quer sair da Região de Coimbra, pode ir até Torres Vedras, Ovar, Estarreja, Nelas e Cabanas de Viriato.
Torres Vedras:
Na sub-região do Oeste, há o Carnaval centenário de Torres Vedras. De 9 a 14 de fevereiro, retoma-se o ritual de chegada dos reis e a entronização marca o início do período carnavalesco, baseado numa inversão dos poderes sociais.
Este entrudo tem o hábito de ser um dos mais satíricos do país proferido por figuras como o do primeiro-ministro, nos seus primórdios.
Tem os seus Reis, as matrafonas, carros alegóricos e os cabeçudos. O tema deste ano é o “Carnaval do Futuro” e conta com um vasto programa.
No dia 9, arranca às 9:30, o Corso Escolar, no centro da cidade. Às 14:30 dá-se início ao Baile de Máscaras Tradição, no Pavilhão Multiusos.
Dia 10 e 12 de fevereiro, pelas 21:00, desfila o corso noturno com o concurso de grupos de mascarados e Tó’Candar com Banda Baco.
Domingo, dia 11, e terça-feira, dia 13, pelas 14:30, segue-se o tão esperados desfiles de carros alegóricos, grupos de mascarados, Tó’Candar com Banda Baco e desfile de carros espontâneos.
No penúltimo dia anunciam-se os vencedores do concurso, às 15:00.
Todas as noites a animação, das 22:00 às 4:00, fica a cargo dos DJ’s.
No final dos festejos, 14 de fevereiro, faz-se o Enterro do Entrudo.
Ovar:
Também a cidade de Ovar acolhe um dos Carnavais mais emblemáticos de Portugal. Está de regresso com muita animação e folia.
No dia 1 de fevereiro, pelas 14:30, começa o Carnaval Sénior e o das Crianças no dia 4 à mesma hora.
Já no dia 10, pelas 22:00, na Av. Sá Carneiro, acontece o desfile noturno das Escolas de Samba. No dia seguinte (11), arranca o Grande Corso Carnavalesco (14:30). Também no dia 13, à mesma hora, acontece o mesmo desfile.
Dia 12 de fevereiro, às 22:00, no centro da cidade, decorre a Grande Noite Mágica do Carnaval de Ovar.
Estarreja:
O Carnaval de Estarreja é um dos mais antigos do país e apresenta um espetáculo carnavalesco com 13 grupos de folia e escolas de samba a desfilar na passerelle.
A programação começa a 3 de fevereiro e só termina 10 dias depois, dividindo-se em dois espaços principais: o Parque do Antuã – rebatizado de Sítio do Carnaval, onde decorrem os desfiles – e a Praça Francisco Barbosa – o Espaço Folia, onde a festa continua.
O Carnaval Infantil (dia 4) conta com 14 grupos e 1650 figurantes num desfile cheio de cor. No Desfile Noturno (dia 9), as escolas de samba apresentam os seus figurinos, coreografias, melodias e carros alegóricos.
Os tão aguardados corsos chegam no domingo (dia 11) e na terça-feira (dia 13).
No Espaço Folia, Toy (dia 3), Rosinha (dia 7), Projeto Ferver (dia 9), Tio Jel (dia 10), e Wilson Honrado (dia 12) sobem ao palco nas noites do Carnaval, cuja animação continua com DJ’s convidados e bandas. Os concertos são de acesso gratuito.
Nelas:
Em Nelas celebra-se o “Carnaval no Coração do Dão”. Este concelho, no distrito de Viseu, oferece de 11 a 13 de fevereiro, dois Entrudos com folia a dobrar: quatro bairros, quatro corsos, centenas de foliões, carros alegóricos originais, muita música e diversão, prometem trazer nestes dias muita folia e espírito carnavalesco.
Fique a conhecer mais sobre o Carnaval de Nelas e de Canas de Senhorim.
Cabanas de Viriato:
É conhecido por ter a “Dança Grande ou Dança dos Cús”. É organizado pela Associação de Carnaval de Cabanas de Viriato. Todos podem participar livremente.
Tem cabeçudos à mistura, atrai milhares de forasteiros de todo o país que se fantasiam e dão um colorido invejável, durante três dias nas ruas desta vila do município de Carregal do Sal.
A animação é tanta que o Carnaval começa oito dias antes.
Se não lhe chegam estas propostas de folia, pode consultar e procurar por mais carnavais espalhados pelo país.
Comentários