DestaqueViseu

São Pedro do Sul investe 2,2 milhões na ampliação do centro de saúde

0

O presidente da Câmara de São Pedro do Sul disse hoje à agência Lusa que a ampliação do centro de saúde, um investimento de 2,2 milhões de euros (ME), criará melhores condições e liberta o serviço de urgência.

“Lançamos um concurso para a ampliação do atual centro de saúde, no valor de 2,2 ME, totalmente financiado pelo PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e, já temos informação que, pelo menos, um empreiteiro pediu esclarecimentos”, adiantou o presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, Vítor Figueiredo.

O autarca disse à agência Lusa que “há bastante tempo” que o executivo desejava ampliar o centro de saúde, porque, “atualmente existem muitos serviços, com todas as salas cheias, impossibilitando a criação de novos serviços”.

“Não conseguimos colocar outras áreas ao dispor dos utentes por falta de espaço como, por exemplo, um médico dentista, que queremos implementar e ainda não avançou por falta de espaço”, notou.

Outro exemplo apontado por Vítor Figueiredo, é o do serviço de fisioterapia, “totalmente suportado pelo município”, tanto “a funcionária como o equipamento, a funcionar no centro de saúde” e que “também será requalificado para prestar melhores cuidados”.

O autarca acrescentou que “há também necessidade de aliviar o serviço de urgência, que está completamente atafulhado e é preciso libertar para criar melhores condições, tanto para os funcionários, como, especialmente, os utentes”.

“Quem se dirige a um serviço de saúde, regra geral, está enfermo e mais debilitado e o que nós queremos é que as nossas populações tenham melhores condições de acesso à saúde”, realçou.

Um serviço que Vítor Figueiredo quer que seja extensivo não só às pessoas de São Pedro do Sul, mas também de regiões vizinhas como Vouzela, Oliveira de Frades e Castro Daire (igualmente concelhos do distrito de Viseu), pois são “também beneficiadas”.

Ou seja, “as pessoas de outros municípios vizinhos saem beneficiadas, porque o serviço de urgência terá mais espaço e com isso, mais disponibilidade”.

O atual edifício, situado à entrada da vila, junto ao parque das Nogueiras, está construído sobre o comprimento (da estrada para o outro extremo) e a ampliação será ao fundo, criando a configuração de L.

Notícias do Centro | Lusa

Camerata do Dão apresenta “Grandes Histórias Musicais” em São João de Areias

Notícia anterior

Orçamento de Figueira de Castelo Rodrigo aumenta para 15,7 milhões em 2025

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque