Viseu

“O Futuro é Amanhã” já envolveu mais de 15 mil alunos da região de Viseu

0

A exposição itinerante “O Futuro é Amanhã”, um projeto de literacia ambiental implementado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, deu por concluído o seu segundo ano de itinerância pelo território.

Desde o seu início, no ano letivo de 2020-2021, esta inovadora proposta pedagógica já esteve patente em 22 agrupamentos de escolas e nos 14 municípios desta região, promovendo o conhecimento relativo às alterações climáticas junto de mais de 15.500 alunos e mais de 800 professores.

No que concerne ao ano letivo 2021-22, num ambiente descontraído e em contexto de fora de sala de aula, foram realizadas apresentações a mais de 7.000 alunos da região, tendo sido levadas a cabo 390 ações junto de 402 turmas do Ensino Básico e Secundário, envolvendo 7.177 alunos e 555 professores.

No ano letivo de 2021-22, a exposição esteve patente uma semana em cada escola e Agrupamento de Escolas, com o objetivo de sensibilizar as comunidades escolares para a temática das alterações climáticas. A metodologia de apresentação associada à exposição teve por base o lançamento de questões e desafios simples, capazes de cativar a atenção e de estimular atitudes e comportamentos que atenuem os impactos negativos das alterações climáticas no território.

Esta iniciativa da CIM Viseu Dão Lafões insere-se na estratégia do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC) e está também enquadrada no Projeto de Promoção do Sucesso Educativo “Valoriza-te” – um projeto integrado de combate ao insucesso e abandono escolar, que potencia as redes colaborativas de escolas e municípios, através da partilha de recursos e da convergência de ações.

“Ano após ano, esta iniciativa tem vindo a conquistar os nossos alunos para uma temática que afeta diretamente o nosso quotidiano e o nosso território, que são as alterações climáticas”, afirma o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho.

“Esta exposição itinerante vem complementar e consolidar, junto dos mais novos e da comunidade escolar, diversos projetos desenvolvidos pela CIM Viseu Dão Lafões no âmbito da proteção civil intermunicipal, baseados na adoção dos princípios da sustentabilidade ambiental e da coesão territorial”, acrescentou o responsável.

No próximo ano letivo, a exposição “O Futuro é Amanhã” irá continuar a sua itinerância, procurando sensibilizar a população em idade escolar para o impacto das alterações climáticas em Viseu Dão Lafões.

Notícias Do Centro

Caminhos da Natureza encerram na Sertã em agosto

Notícia anterior

Celorico da Beira recebe Festival Internacional de Parapente

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Viseu