Aveiro

Novo material criado na Universidade de Aveiro para dispositivos biomédicos

0

Uma equipa de investigação da Universidade de Aveiro desenvolveu um novo material que permite o fabrico de dispositivos biomédicos, como substitutos ósseos biocompatíveis, que são gradualmente absorvidos pelo corpo humano, informou hoje fonte académica.

De acordo com uma nota de imprensa, trata-se de uma resina biocerâmica sensível à luz, de base aquosa, para técnicas de fabrico aditivo, que permite economia de tempo e meios na conceção de peças.

“Já foi submetido um pedido de patente nacional no sentido da proteção dos resultados de investigação e desenvolvimento conseguidos pela equipa de investigadores”, informa a Universidade de Aveiro.

A invenção “consiste numa composição aquosa fotocurável (endurece por efeito da luz) à base de água e permite o fabrico de dispositivos biomédicos de alta complexidade geométrica e fidelidade de forma”.

A utilização apontada compreende “substitutos ósseos biocompatíveis e customizados, que são gradualmente absorvidos pelo corpo humano, dando origem a novo osso”.

Segundo Simão Santos, estudante do Programa Doutoral em Engenharia de Materiais da UA, o novo material destaca-se “pelo seu reduzido teor de orgânicos voláteis e elevada quantidade de partículas cerâmicas”.

“Esta resina apresenta como vantagem reduzir a extensa etapa de pós-processamento térmico das peças impressas, para além de possibilitar um processo mais sustentável e ecologicamente responsável”, acrescenta.

Além de Simão Santos, fazem parte do grupo de investigação Manuel Alves, Georgina Miranda e Susana Olhero, do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC).

A Universidade está a desenvolver contactos com operadores do mercado, para o desenvolvimento e a transferência de conhecimento e da tecnologia.

Notícias do Centro | Lusa

Hélder Henriques deixa pelouros e vice-presidência da Câmara de Castelo Branco

Notícia anterior

The Legendary Tigerman celebra 15 anos de “Femina” ao vivo em Coimbra

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro