Leiria

Leiria recebe lançamento do projeto que introduz os desportos de disco nas escolas primárias e jardins de infância

0

O Jardim-Escola João de Deus, em Leiria, recebeu o lançamento e apresentação do projeto que introduz os desportos de disco nas escolas primárias e jardins de infância em Portugal, com uma atividade que colocou mais de 40 alunos do 4.° ano a praticar desportos de disco pela primeira vez, realizada na quinta-feira, dia 6 de março.

O projeto surge no seguimento do lançamento do manual de ‘Introdução aos Desportos de Disco nas Escolas’, destinado aos professores de escolas primárias e educadores de jardins de infância, da autoria e edição de José Amoroso, docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, e de Becky Boulton, Davide Morri, Kennedy Lai, Vanessa Arana, Rob McLeod e Zoltán Erdosi.

Após ter sido lançado em janeiro de 2025 pela Federação Mundial de Desportos de Disco (WFDF), o livro foi agora publicado em português, em parceria com a Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco (APUDD), apresentando todas as disciplinas dos discos, os seus diferentes equipamentos, instruções para ensinar competências básicas e 30 atividades diferentes para o contexto das escolas primárias e dos jardins de infância.

Na atividade realizada no Jardim-Escola João de Deus, com alunos do 4.° ano, foram aplicadas algumas das 30 atividades propostas no manual.

“Investigações recentes revelam que as crianças não estão a atingir os níveis recomendados de atividade física. Através deste manual e deste projeto, pretende-se disponibilizar um recurso para oferecer mais opções aos educadores de infância e professores de ensino básico. Acreditamos que a inclusão dos desportos de disco em atividades e currículos, em idades cruciais como estas, apoiem o desenvolvimento ao nível da aquisição das capacidades motoras e de competências sociais e comportamentais. Além disso, apesar de os desportos de disco assumirem valências idênticas a outros desportos coletivos, o que diferencia verdadeiramente este projeto é o objeto utilizado e a possibilidade de enriquecimento a nível comportamental, através da introdução dos desportos auto-arbitrados”, afirma José Amoroso, professor do Politécnico de Leiria e presidente da Comissão do Desporto Universitário e Escolar da WFDF/Comissão da Juventude e do Desporto.

Para Sérgio Proença, professor de educação física no Jardim-Escola João de Deus, que dinamizou a atividade com os alunos, “os desportos de disco promovem a atividade física de forma divertida, estimulando o desenvolvimento de habilidades motoras. Ao incentivarem o trabalho em equipa e a interação social, permitem melhorar a comunicação entre os alunos. Acessível a todos, o disco é inclusivo e melhora a coordenação, a agilidade e a resistência. Além disso, ao permitir diferentes formas de jogo, estimula a criatividade, enriquecendo o ambiente escolar de uma forma dinâmica e envolvente, o que é ótimo para a nossa instituição de ensino”.

A atividade surgiu no seguimento de um levantamento, realizado pela APUDD em Portugal, de escolas e clubes onde o manual pode ser introduzido, com o propósito de melhorar a prática de atividade física no 1.º ciclo e ao nível da educação de infância.

“Acreditamos que este manual poderá assumir-se como uma ferramenta de extraordinário valor para o processo educativo, já que irá permitir expor as nossas crianças e jovens a um conjunto de vivências motoras, que tanto faltam nos dias de hoje. Será um acréscimo de valor ao trabalho já realizado pelos nossos educadores e professores no desenvolvimento das capacidades físicas e na promoção de estilos de vida saudáveis e ativos nos nossos alunos. Por outro lado, estamos seguros que será um passo importante no projeto de desenvolvimento escolar e no contributo que terá na expansão dos desportos de disco no nosso país” salienta Nuno Fontes Silva, responsável pelo desenvolvimento escolar da APUDD, que esteve presente na atividade realizada em Leiria.

Já Filipa Matta May, presidente da APUDD, defende que “os desportos de disco trazem ao desporto em geral valências desportivas, competitivas, atléticas e principalmente pedagógicas, que mais nenhum outro desporto tem”. “Estamos sinceramente agradecidos pela dedicação e empenho do José Amoroso, e convictos que o manual terá um impacto fundamental no processo ensino-aprendizagem, tendo em atenção todas as mais-valias que os desportos de disco poderão trazer ao contexto escolar.”

Notícias do Centro | Lusa

“Poupar e Ganhar” ensina alunos sobre boa gestão financeira em Santa Maria da Feira

Notícia anterior

Sátão totalmente a favor do alargamento de sistema de água

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria