DestaqueGuarda

 Independente Paulo Hortênsio lidera coligação PSD/JPNT à Câmara de Seia

0

O independente Paulo Hortênsio vai liderar a lista da coligação do PSD com o movimento Juntos pela Nossa Terra (JPNT) à Câmara de Seia, no âmbito de um acordo autárquico celebrado entre as duas forças políticas.

Segundo esse entendimento, coube aos sociais-democratas a escolha do cabeça de lista à Câmara, enquanto o movimento independente, criado em 2017 por Albano Figueiredo e Tenreiro Patrocínio, dois ‘dissidentes’ do PSD local, indicará o candidato à Assembleia Municipal.

Contactado pela agência Lusa, Paulo Hortênsio recusou falar da candidatura à autarquia de Seia, no distrito da Guarda. 

Com 59 anos, o economista é técnico superior daquele município desde 1990 (cargo que não tem desempenhado), tendo sido, entre outras funções, diretor de Departamento de Administração e Finanças entre 2004 e 2012. 

Atualmente e desde fevereiro de 2015, é diretor de Departamento de Administração e Finanças do município de Setúbal, em comissão de serviço.

Em 2024, Paulo Hortênsio venceu o concurso para o cargo de diretor do Departamento de Inovação e Gestão Integrada da Câmara de Seia, mas acabou por não assumir funções, alegadamente, porque o atual presidente da autarquia, o socialista Luciano Ribeiro, não aceitou as condições apresentadas.

Com ligação ao voluntariado, Paulo Hortênsio presidiu à direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Seia de 1993 a 2005, tendo sido ainda vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses. Em 2012 voltou a assumir a presidência dos voluntários senenses, cargo que desempenhou até 2014. 

O candidato vai agora liderar uma coligação formada pelo PSD e o JPNT à Câmara de Seia, que é governada pelo PS desde 1993. 

Numa nota enviada à agência Lusa, a concelhia social-democrata justifica esta aliança autárquica com a necessidade de “promover uma mudança urgente e o de iniciar um novo ciclo político na governação autárquica do concelho de Seia”. 

“É urgente criar condições para a promoção de um ambiente propício ao crescimento económico e social”, pois, “como consequência das últimas décadas de governação socialista, temos vindo a assistir a um retrocesso económico e social acentuado”, afirma no documento. 

Até agora, apenas foram oficializadas as candidaturas de Paulo Hortênsio (PSD/JPNT) e de João Tilly (Chega) à Câmara de Seia.

Nas autárquicas de 2021, o PS elegeu Luciano Ribeiro para a presidência da Câmara de Seia ao vencer com 43,6% (5.618 votos) e obter quatro mandatos.

O PSD foi a segunda força política mais votada, com 24,55% dos votos (3.163) e conseguiu dois mandatos no executivo municipal. Já o movimento JPNT obteve 17,7% dos votos (2.283), elegendo um vereador. 

De fora do executivo ficaram o Chega, que se ficou pelos 5,5% dos votos (718), e o PCP, com 3,3% dos votos (436).

Notícias Do Centro

Arganil vai ter 29 apartamentos para habitação a custos acessíveis

Notícia anterior

Vórtex: Paulo Malafaia diz que foi apresentado a Luís Montenegro por Pinto Moreira

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque