AveiroDestaque

Praias da Barra e da Costa Nova estreiam áreas de sombreamento

0

Na manhã do dia 23 de maio, foram hasteadas a Bandeira Azul e a “Praia Acessível – Praia para Todos”, atribuídas pela Associação Bandeira Azul da Europa nas praias da Barra e da Costa Nova, em Ílhavo. Para além disso, pode “fugir” ao calor e aproveitar duas novas zonas de sombreamento.

O hastear das bandeiras foi realizado por João Campolargo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, acompanhado do Capitão-Tenente Ferreiro Marques, da Capitania do Porto de Aveiro, de Teresa Carvalho, da Agência Portuguesa do Ambiente, e dos Presidentes das Juntas de Freguesia da Gafanha da Nazaré e da Gafanha da Encarnação, Carlos António Rocha e Augusto Silva.

A esta cerimónia juntaram-se alunos da Escola Básica Farol da Barra e da Escola Básica da Costa Nova que foram sensibilizados para a importância de manter as praias limpas.

Seguiu-se a assinatura do Protocolo de Cooperação com vista a garantir a vigilância e segurança balnear relativa a 2022, entre o município de Ílhavo, a Associação de Nadadores-Salvadores “ResgatÍlhavo” e a Associação dos Concessionários de Praia do Concelho de Ílhavo, que contempla as praias da Barra e da Costa Nova, incluindo as novas zonas balneares definidas no POC (Programa da Orla Costeira) Ovar-Marinha Grande, a praia do Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, e a Piscina Municipal de Vale de Ílhavo, que terá vigilância pela primeira vez.

“A substituição do passadiço principal na praia da Costa Nova, a limpeza dos passadiços, a plantação de espécies dunares, o aumento de equipamentos de deposição de resíduos recicláveis e não recicláveis e a sua recolha, a requalificação da sinalética dos ecopontos de praia e do painel de informação da Bandeira Azul e a monitorização da qualidade das areias são exemplos do trabalho que temos vindo a desenvolver para as praias do município de Ílhavo serem reconhecidas, nacional e internacionalmente, pela sua qualidade e segurança e representam um investimento de 365 mil euros”, afirmou João Campolargo.

Ainda no âmbito do investimento na valorização da Praia da Barra e da Praia da Costa Nova, foram apresentadas hoje duas novas zonas de sombreamento, que podem ser utilizadas durante todo o ano.

A instalação de duas pérgolas fabricadas em plástico reciclado permite o apoio para uma pausa ou para uma simples contemplação da praia, dando assim a possibilidade de grávidas, idosos, crianças ou pessoas com mobilidade reduzida descansarem durante este percurso.

Estas pérgulas convidam também à fruição em família, na medida em que contempla bancos para adultos e crianças.

As novas estruturas de sombreamento representaram um investimento superior a 29 mil euros, financiado em 90% pelo programa “Município de Ílhavo – Destino Turístico Acessível”, do Turismo de Portugal.

Notícias Do Centro

Quer integrar o coro da Orquestra Comunitária “Sete e Sete” de Viseu Dão Lafões?

Notícia anterior

Vila Franca da Serra revive Benção dos Rebanhos das “Terras da Transumância”

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro