Leiria

Especialistas internacionais em fruticultura reunidos em Alcobaça

0

Depois do Portugal Fresh e da VI Gala Viva Frutas e Legumes de Portugal, realizados no novo Panorama – Multiusos de Alcobaça no passado dia 14 de fevereiro, a fruticultura continua em grande destaque em Alcobaça, com mais dois eventos internacionais realizados hoje (27 de fevereiro).

De manhã, nas instalações do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, realizou-se a Conferência sobre Inovação em Fruticultura, acolhendo 3 especialistas de renome internacional, oriundos do Chile, Itália e Espanha, numa sessão dedicada aos mais recentes avanços nas tecnologias de produção.

Esta tarde, esteve reunido no Your Hotel & Spa, o Grupo de Trabalho do EUFRIN (European Fruit Research Institutes Network – Rede Europeia de Centros de Investigação na Área da Fruta). A sessão foi dedicada à prática da monda e reuniu empresas, investigadores e professores universitários oriundos de 12 países: Espanha, França, Bélgica, Itália, Alemanha, Eslovénia, Polónia, Chéquia, Israel, África do Sul, Chile, Grã-Bretanha.

A sessão de abertura do EUFRIN contou com a presença do Vice-Presidente e Vereador do Pelouro da Agricultura, Paulo Mateus, que deu as boas-vindas aos mais de 40 participantes: “a vossa presença aqui em Alcobaça enche-nos de muito orgulho e é um sinal do nosso crescimento enquanto referência internacional na área da fruticultura. Transformar o setor numa marca do nosso território tem sido uma das prioridades, trabalhando sempre em parceria com todos os agentes locais.  Não foi fácil chegar a este patamar de excelência. Mas, hoje em dia, podemos afirmar que em Portugal quando se fala de Maçã fala-se de Alcobaça.”

Paulo Mateus frisou também o contributo da Maçã de Alcobaça e da Pêra Rocha do Oeste para o aumento da produtividade agrícola a nível nacional, com recurso aos números mais recentes: “a Maçã de Alcobaça é uma das marcas agrícolas de maior sucesso a nível nacional e com índices de exportação notáveis, cerca de 15% de toda a sua produção, o que representa sensivelmente 10 milhões de quilos destinados, maioritariamente, ao Brasil, Espanha e mercados árabes”

“Em média, a Maçã de Alcobaça fatura 60 milhões de euros anuais numa produção de 60 milhões de quilos. Outra das grandes marcas da nossa fruticultura, é a Pera Rocha do Oeste, com uma produção total de cerca de 115 mil toneladas, da qual 60% é para exportação. Em 2023, as exportações geraram receitas anuais na ordem dos 85 milhões de euros. Os seus principais destinos de exportação são Brasil, Europa e Marrocos . A pujança da nossa agricultura contribui seguramente para os excelentes resultados que o setor tem registado a nível nacional. Os dados mais recentes do INE refletem um aumento de quase 15% na produtividade em 2024. São dados bastante animadores e que refletem também todo o desenvolvimento tecnológico e humano que agricultura tem vindo a beneficiar.”, afirma

O Prof. Dr. Guglielmo Costa, coordenador do Grupo de Trabalho do EUFRIN, agradeceu “toda a gentileza do Município de Alcobaça no apoio dado a esta iniciativa e a este grupo de trabalho dedicado ao desenvolvimento de novas técnicas químicas, mecânicas e manuais da monda.”

EUFRIN é uma organização informal e voluntária de departamentos universitários e institutos de pesquisa especializados na investigação, desenvolvimento e extensão em culturas frutíferas temperadas baseadas em países da União Europeia, Suíça e Europa Oriental.

Formalmente criada em 1993, realizou a sua primeira reunião no mesmo ano em Bona na qual participaram representantes da Alemanha, França, Países Baixos, Reino Unido, Suíça, Bélgica, Dinamarca, Grécia e Itália. Desde então, muitos mais países foram convidados e aderiram à EUFRIN. O número atual de países representados é de 22 (membros e participantes na EUFRIN).

Notícias do Centro | Lusa

Pulseira eletrónica para suspeito de tráfico de droga na Guarda

Notícia anterior

Comissão de Toponímia da Covilhã assinala dia da mulher com homenagem

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria