Cinco elementos dos Bombeiros Voluntários do Fundão vão integrar uma missão humanitária da Cáritas, que decorrerá na Polónia e que tem como objetivo apoiar refugiados ucranianos que se encontrem junto à fronteira, foi hoje anunciado.
A missão decorrerá entre sábado e o dia 09 de abril, sendo a deslocação assegurada pela companhia aérea TAP, que ofereceu as passagens e o transporte dos 140 quilos de medicamentos e artigos de enfermagem, que foram recolhidos no Fundão.
A equipa é composta por um elemento de comando, que vai chefiar a missão, e por mais quatro bombeiros de várias categorias, “todos com conhecimentos adequados aos objetivos previstos, nomeadamente formação no âmbito da saúde (enfermagem), emergência pré-hospitalar, engenharia de proteção civil, gestão de emergências”.
Este grupo deverá ajudar, junto à fronteira com a Ucrânia, na receção, acompanhamento, triagem e encaminhamento de pessoas feridas ou debilitadas, que necessitem de cuidados primários de saúde, bem como no apoio na operação logística de distribuição e encaminhamento de bens alimentares, roupas e outros materiais, entre outras tarefas que se revelem necessárias.
A informação destaca ainda o apoio dado pelos fundanenses para a realização desta missão, nomeadamente de farmácias do Fundão, que doaram medicamentos referenciados como prioritários, e de empresas, que deram apoio financeiro para ajudar a assegurar esta missão.
Comentários