AveiroDestaque

Aveiro anuncia construção de residência universitária privada

0

A Câmara de Aveiro anunciou hoje que vai iniciar-se na segunda-feira a construção de uma residência universitária de iniciativa privada, num investimento de 12 milhões de euros, no terreno que a autarquia vendeu junto ao Seminário.

“É uma operação de elevada importância estratégica, muito importante para a cidade e para o Município de Aveiro”, considera, em comunicado, o executivo liderado por Ribau Esteves, que vendeu o terreno, em 2023, por 2,5 milhões de euros.

A nota de imprensa salienta que a operação teve como objetivo principal “possibilitar a construção de uma residência universitária, dando um contributo para aumentar a oferta do mercado para habitação estudantil, numa zona de localização privilegiada”.

“Trata-se de uma ação que faz parte do Plano de Desenvolvimento Habitacional do Município de Aveiro, que tem como objetivo ajudar à boa regulação do mercado de habitação no Município, concretizando-se por um relevante investimento privado total de cerca de 12 milhões de euros”, afirmou o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves.

A nova construção, nas imediações do hospital e da Universidade, vai permitir a criação de 219 quartos para estudantes, mantendo 68 lugares de estacionamento à superfície e criando 124 lugares em cave.

O empreendimento vai contar ainda com uma área comercial com 840 metros quadrados, onde está prevista a instalação de um equipamento de restauração e bebidas, com esplanada e uma zona de espaços verdes com 1.306 metros quadrados.

Durante a obra, que tem um prazo previsto de 14 meses, o estacionamento existente vai ser desativado, perspetivando-se que todo o empreendimento esteja a funcionar em meados de 2026.

A autarquia aponta como estacionamento alternativo o parque do antigo Estádio Mário Duarte e os parques de estacionamento periféricos, servidos pela rede de transportes públicos Aveirobus.

Indica o Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, o Parque de Estacionamento da CP/Terminal Rodoviário, o Parque junto ao Oita, além dos parques concessionados.

Notícias Do Centro

Casal julgado em Leiria acusado de crimes de escravidão e tráfico de pessoas

Notícia anterior

Tribunal de Leiria adia ‘sine die’ julgamento de barriga de aluguer e casal

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro