DestaquePrazeres

ASTA da Covilhã estreai espetáculo ambiental movido a bicicletas elétricas

0

A companhia covilhanense ASTA (Associação de Teatro e Outras Artes) estreia no sábado um espetáculo inspirado no Jogo da Glória em que o público é convidado a pedalar em bicicletas elétricas para gerar energia para o cenário.

O “Green ethics jogo-performance” tem agendado duas exibições gratuitas no Jardim das Artes da Covilhã no sábado e domingo, às 18:30, e pretende fazer o público refletir sobre os desafios ambientais.

Segundo o encenador, António Abernú, a apresentação é um jogo, um espetáculo e um desafio.

António Abernú frisou que a performance da companhia da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, é “um desafio para o público que participa no espetáculo, lançando um dado e respondendo a perguntas simples de âmbito ambiental, e um desafio para os atores, que só depois de cada espetador lançar o dado é que sabem a cena que terão de interpretar”.

Green Ethics, apoiado pelo programa Europa Criativa, é inspirado no Jogo da Glória e cada casa aborda, de forma performativa, vários aspetos relacionados com as alterações climáticas e com o Pacto Ecológico Europeu.

“Temas críticos como a escassez de água, o desperdício têxtil, o aquecimento global, a poluição, a ecoansiedade, a eficiência energética ou a legislação europeia no âmbito da sustentabilidade” são assuntos em que o espetáculo vai incidir, explicou a companhia, em comunicado enviado à agência Lusa.

O cenário é alimentado pela energia gerada por oito bicicletas elétricas que o público é convidado a pedalar, com o intuito de sensibilizar para a educação ambiental e para que o espetáculo tenha a menor pegada ambiental possível, de acordo com o diretor da ASTA, Sérgio Novo.

A companhia salientou, na mesma nota, que o espetáculo é uma das vertentes do projeto Green Ethics, que junta 18 parceiros de 12 países, com o objetivo de “despertar a consciência para a problemática das alterações climáticas, promovendo e incentivando comportamentos e ações mais sustentáveis”.

A performance é interpretada por António Abernú, Helena Ribeiro, João Gomes, Maria do Carmo Teixeira e Sérgio Novo.

 

Notícias Do Centro

Concurso para a concessão por 50 anos do Palácio Hotel do Bussaco foi aberto hoje

Notícia anterior

Luísa Sonza atua na Expofacic. Fenómeno brilhou este domingo no Rock in Rio

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque