A primeira edição dos World Cheese Awards em Portugal chegou ao fim este domingo, com mais de 40.000 visitantes a passarem, entre os dias 15 e 17 de novembro, pela World Cheese Arena e pela Tenda Viseu, cidade palco daquela que ficará também para a história como a primeira distinção de produtor nacional com o mais importante troféu dos Óscares do Queijo.
Viseu entra assim para a história do evento como a maior edição de sempre, ao bater todos os recordes, desde o número de visitantes, que superou largamente as expetativas e quadruplicou o próprio objetivo estabelecido pela organização, ao volume de participação sem precedentes, com 4.786 queijos de 47 países em competição, onde o destaque vai também para os 182 queijos portugueses a concurso, fazendo desta a maior delegação portuguesa em 36 edições de World Cheese Awards.
Uma forte adesão por parte do setor queijeiro nacional que se refletiu num resultado igualmente histórico, totalizando 87 prémios conquistados pelos queijos portugueses, a melhor participação de sempre. Destaque para os quatro queijos Super Gold, o galardão mais elevado e entre os quais surge o primeiro queijo nacional a vencer o título de “Melhor Queijo do Mundo”, a que se somaram ainda 11 queijos portugueses eleitos gold, 34 com selo silver e 38 bronze.
“Fizemos história! Foi um sonho que se converteu em algo único e colocou os queijos portugueses no topo do mundo”, afirma Bruno Filipe Costa, food expert e impulsionador da vinda do evento para Portugal.
“Foi a primeira vez que Portugal recebeu os World Cheese Awards e batemos todos os recordes, incluindo do número de medalhas, recebemos mais de 40.000 visitantes e, no final, ganhámos o troféu de Melhor Queijo do Mundo. Saio de Viseu de alma cheia, inundado de orgulho e com um coração beirão”, garante o responsável pela organização e pela escolha da cidade anfitriã para a edição deste ano, deixando um agradecimento “a todos aqueles que tornaram este sonho possível, em especial à região Centro e aos melhores produtores mundiais de queijo: os portugueses.”
“Foi um orgulho, para a CIM Viseu Dão Lafões, trazer ao coração de Portugal o maior evento de queijos do mundo e, ao mesmo tempo, consagrar a qualidade da produção nacional e regional como os vários prémios atestam”, refere Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, salientando que a região “ficará na história desta competição que, pela primeira vez, destaca um queijo português como vencedor”. Nas palavras do Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, acima de tudo, este evento abriu portas a mais uma “oportunidade de dar conhecer ao mundo a nossa capacidade de bem-receber e a excelência dos nossos produtos e recursos. Fica um bem-haja para todos os que contribuíram para transformar este evento num sucesso.”
“Os resultados deixam-nos muito satisfeitos, não tínhamos dúvidas da qualidade e singularidade do queijo português”, reforça, por sua vez, Cristina Vasconcelos, diretora de marketing da Lactogal, principal patrocinador nacional dos World Cheese Awards.
A empresa, que não quis deixar de apoiar a iniciativa por considerar o evento muito importante e uma excelente oportunidade de valorização e reconhecimento mundial da qualidade e singularidade dos queijos portugueses, é reconhecida pela dimensão e diversidade, tendo acabado por ver também alguns dos seus queijos com galardões conquistados.
“Ficamos muito orgulhosos com as distinções atribuídas ao queijo de vaca Castelões Pimentão e Castelões Amanteigado, que acabamos de apresentar ao mercado, e especialmente honrados com a distinção Super Gold no queijo de ovelha Azeitão DOP Santiago e Gold no queijo Cerrado do Vale, também Santiago”, destaca a responsável.
Comentários