A Câmara de Seia organiza, a 02 de agosto, o passeio expedicionário “Vamos aos Cântaros”, que vai percorrer alguns dos lugares cartografados na Expedição Científica à Serra da Estrela de 1881, organizada pela Sociedade de Geografia de Lisboa.
Com início na Torre, a caminhada, de oito quilómetros, no planalto superior da montanha, será orientada por técnicos do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) e pela historiadora Helena Gonçalves Pinto, autora do livro “Uma Viagem ao Cume do Conhecimento – A Expedição Científica à Serra da Estrela em 1881”, publicado em 2022 pela autarquia senense.
Os participantes vão passar por diversos pontos de elevado valor natural e histórico, como o Covão das Quelhas, Covão de Alva, Covão da Estrela, Covão da Azenha, Covão do Boi e os imponentes Cântaros.
“Durante o passeio, serão evidenciados episódios, curiosidades e pormenores sobre a expedição pioneira realizada há 143 anos, que permitiu revelar e documentar, de forma inédita, as múltiplas dimensões da Serra da Estrela”, adianta a Câmara numa nota enviada à agência Lusa.
Protagonizada em 1881 por cientistas e académicos, entre os quais o médico Sousa Martins, a expedição teve como objetivo o estudo do ponto mais alto do continente nas suas vertentes geográfica, meteorológica, antropológica e até médica.
Dirigidos por Brito Capelo, os exploradores passaram semanas na Serra da Estrela sob a égide da Sociedade de Geografia de Lisboa.
“A expedição de 1881 representou um marco na história da ciência em Portugal, produzindo um legado notável de conhecimento sobre a Serra da Estrela, que ainda hoje continua a inspirar novas gerações de estudiosos e apaixonados por este território único”, lembra aquela autarquia do distrito da Guarda.
A participação no expedicionário “Vamos aos Cântaros” carece de inscrição prévia através da plataforma www.visitseia.pt.













Comentários