Leiria

Socialistas do Oeste satisfeitos com localização de novo hospital no Bombarral

0

A Federação Regional do Oeste do Partido Socialista (FRO-PS), congratulou-se hoje pela escolha do Bombarral para a construção do novo hospital do Oeste, considerando ser a que garante melhores condições de saúde à região.

“Acredito que esta decisão do Ministério da Saúde, com base nos estudos apresentados, é a melhor escolha, pois servirá toda a região e a população e é o garante do futuro das melhores condições de saúde para este território”, defendeu o presidente da FRO -PS, Brian Silva, em comunicado.

O socialista reagia ao anúncio feito hoje, nas Caldas da Rainha, pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, de que o futuro hospital do Oeste será construído na Quinta do Falcão, no concelho do Bombarral, no distrito de Leiria.

“O papel dos políticos e dos autarcas desta região é agora unir esforços para a concretização deste edifício tão fundamental no Oeste”, pode ler-se no comunicado em que os socialistas consideram que a decisão foi tomada “com base nos vários estudos e análise técnica da comissão”, nomeada pelo ministro da Saúde para ajudar a decidir a localização daquela unidade.

A FRO-PS recorda que “nos últimos anos existiu em torno desta temática, discussão e discordância quanto à localização do futuro hospital, pelos autarcas e partidos políticos, quando no passado tinha já existido uma concordância sobre este assunto”, depois de as autarquias das Caldas da Rainha e de Óbidos terem defendido a construção do hospital na confluência destes dois concelhos.

A petição “Um Hospital para todo o Oeste” que recolheu mais de 29 mil assinaturas em apenas duas semanas, “defende a solução apresentada hoje pelo ministro que coincide com o estudo concursado pela OesteCim, de que a distância do hospital deverá estar num local central da Região Oeste para que a população percorra o menor percurso de tempo para aceder aos cuidados de saúde pública”.

Para os socialistas “é urgente um novo edifício hospitalar para protagonizar as tão esperadas condições para toda a região” que “ não pode continuar mais com um Centro Hospitalar do Oeste que não apresenta condições para os utentes, nem para os profissionais de saúde”.

Em novembro de 2022 a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) entregou ao ministro um estudo encomendado à Universidade Nova de Lisboa para ajudar o Governo a decidir a localização, documento que apontava o Bombarral como a localização ideal.

Em março, as câmaras das Caldas da Rainha e de Óbidos entregaram ao ministro um parecer técnico a contestar os critérios utilizados no estudo e a defender medidas de mitigação dos impactos se Caldas da Rainha deixar de ter hospital, assim como a localização do novo hospital na confluência daqueles dois concelhos.

O novo hospital irá substituir o atual Centro Hospitalar do Oeste, que integra os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

Notícias Do Centro

Região de Leiria promete “todo o apoio” nas comemorações do 10 de Junho 

Notícia anterior

“Casinha da leitura” abre portas no Dia Mundial das Bibliotecas em Tondela

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria