DestaquePrazeres

“Casinha da leitura” abre portas no Dia Mundial das Bibliotecas em Tondela

0

Para assinalar o Dia Mundial das Bibliotecas, a Câmara Municipal de Tondela vai abrir na tarde deste sábado (1 de julho), no Parque Urbano, uma “casinha de leitura”, uma estrutura destinada à promoção do livro e da leitura. O projeto foi criado com o objetivo de levar o livro às pessoas que não podem deslocar-se à Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro.

Na estrutura de madeira, em formato de casa, serão depositadas edições de temáticas diversificadas. A ideia é que os cidadãos que se desloquem ao parque as possam usar ou, caso preferirem, levá-las para casa e após a sua leitura as entreguem no mesmo local.

Também há a possibilidade de as pessoas, caso gostem muito de uma obra, poderem ficar com a mesma, substituindo-a por outra que tenham na sua biblioteca caseira.

O projeto “Leve, leia e devolva!” vai permitir desta forma incentivar o gosto pelo livro e pela leitura junto de crianças, jovens, adultos e população sénior.

“Se relativamente às crianças e aos jovens a leitura contribui para o seu desenvolvimento cognitivo, aumentando as capacidades de comunicação e expressão oral, ao mesmo tempo que potencia o gosto pelo conhecimento, a curiosidade, a concentração e a memória, já nos adultos o livro é um excelente companheiro neste fantástico espaço de lazer e convívio”, refere o vereador com os pelouros da educação e cultura na Câmara Municipal, João Carlos Figueiredo.

A gestão deste projeto educativo e cultural está a cargo dos técnicos da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, que farão todos os meses a monitorização do mesmo, além de substituírem as obras colocadas à disposição do público.

A Câmara Municipal de Tondela deseja abrir, no futuro, mais “casinhas de leitura”, noutras zonas de lazer existentes nas várias freguesias do concelho.

A inauguração da primeira “casinha” está marcada para as 17h00, deste sábado, no Parque Urbano. O Dia Mundial das Bibliotecas vai ser assinalado ainda com um espetáculo de ballet infantil, que será seguido da leitura de contos. O programa festivo é dedicado a pais e filhos.

Notícias Do Centro

Socialistas do Oeste satisfeitos com localização de novo hospital no Bombarral

Notícia anterior

Santana Lopes vai abrir duas piscinas com água salgada aquecida

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque