A programação do Cineteatro António Lamoso até dezembro incluirá música, teatro, circo e dança sobre temas como afetos e saúde mental, informou hoje a Câmara de Santa Maria da Feira, que gere esse equipamento do distrito de Aveiro.
Os últimos quatro meses de 2021 apostam numa programação “centrada na intimidade”, abordando questões dos atuais relacionamentos interpessoais como “aceitação e infidelidade”, para uma reflexão pública e partilhada a partir de diferentes géneros artísticos.
Entre as 19 propostas em causa, por artistas nacionais e estrangeiros, a autarquia destaca a estreia nacional do espetáculo “Orbita” a 18 de setembro, pela companhia espanhola Zen Del Sur. Trata-se de um “espetáculo multidisciplinar de música e circo contemporâneo, que sugere uma viagem onírica pelo mar e pela arte da cidade de Cádis”.
O mês de outubro será dedicado a três propostas da 44.ª edição do FIMUV – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão, que se concentra na música erudita, mas integra inclusões noutros domínios artísticos complementares. O certame levará assim ao Cineteatro António Lamoso os seguintes espetáculos: “Iniciação”, do Ballet Contemporâneo do Norte, que assinala os 25 anos da companhia com a participação da bailarina fundadora Elisa Worm; “Drumming”, pelo grupo homónimo de percussão, acompanhado por piano e música eletrónica; e o concerto da violonista, cantora, percussionista e compositora brasileira Badi Assad, cujo álbum “Wonderland” foi selecionado entre os 100 melhores da editora BBC London.
Ainda em outubro, a sala de espetáculos da Feira propõe duas sessões de hip-hop com o artista conhecido como Mundo Segundo, apontado como uma referência nacional desse estilo.
Segue-se, em novembro, “La Identidad de Versania”, uma performance em que a companhia espanhola Lá Víspera cruza “dança, máscaras, fantoches, teatro físico e circo” para “uma reflexão mais intensa sobre intimidade, aceitação e saúde mental” a propósito da doença bipolar.
No mesmo mês haverá também o concerto “Sinfoniónicos – O Gato das Botas”, com composições de Vasco Negreiros e execução pela Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira, e ainda um concerto pelo coletivo português Saint Dominic´s Gospel Choir, com a participação da cantora local Rita Tavares. A 20 de novembro estará em palco a comédia teatral “Intimidades”, da Companhia da Esquina, que explorará questões da infidelidade amorosa com base em textos do ator, argumentista e realizador norte-americano Woody Allen.
A programação da sala termina a 5 de dezembro com o espetáculo “Cor(p)o Metropolitano”, que, inserido no programa “Mater17” da Área Metropolitana do Porto, se apresenta como “um coro intermunicipal e polifónico composto por 17 partes de um todo, capaz de mapear o território e as suas comunidades”.
Para o último quadrimestre de 2021, a Câmara da Feira anuncia igualmente para o Cineteatro António Lamoso diferentes iniciativas de formação gratuitas, entre as quais três workshops integrados no programa anual “Grau Zero da Companhia”, pelo Ballet Contemporâneo do Norte.
Comentários