Coimbra

Projeto Radar Social reforça o apoio social em Oliveira do Hospital

0

O Município de Oliveira do Hospital tem já no terreno  o projeto Radar Social, uma nova resposta social que visa a identificação de pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social, em articulação com as entidades locais, nomeadamente as que integram a Rede Social do concelho.

Pretende, ainda, georreferenciar recursos, respostas e soluções e contribuir para a sustentabilidade, manutenção e criação de respostas à medida das problemáticas e situações detetadas. O Projeto Radar Social de Oliveira do Hospital resultou  de candidatura do Município de Oliveira do Hospital à medida RE-C03-01 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência, com financiamento até março de 2026.

Este projeto piloto que é materializado na constituição de uma equipa multidisciplinar, constituída por três técnicas da área da Sociologia, Psicologia e Serviço Social e tem como objetivos:  identificar situações de vulnerabilidade social e/ou risco de exclusão social; atuar de forma preventiva nos contextos de isolamento, solidão e/ou de outro tipo de privação/vulnerabilidade; e trabalhar em rede, para garantir respostas integradas e eficazes face às necessidades identificadas.

Como nota o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, afirma tratar-se de um instrumento de apoio às pessoas e famílias, no terreno, que vem ampliar a resposta da nossa Rede Social que sempre considerámos de excelência e que passa agora a ser reforçada com mais um projeto que tem como destinatários todas as pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social, incluindo aqueles em risco de pobreza, exclusão social ou discriminação. 

No âmbito da implementação do projeto, a Equipa Técnica procedeu à atualização de instrumentos de planeamento da Rede Social, como o Diagnóstico Social, o Plano de Desenvolvimento Social e Plano de Ação, medida já concluída, e ao mapeamento de recursos locais e regionais, documento que está em constante atualização.

Através da sinalização de situações de vulnerabilidade social, a equipa técnica do Radar Social irá desenvolver um conjunto de ações como: referenciar a pessoa ou família em situação de vulnerabilidade social; realizar avaliação social preliminar e prospetiva; fornecer informação e orientação, assegurando o encaminhamento para os serviços de atendimento e acompanhamento social (SAAS) ou dos parceiros da Rede; ativar diretamente a rede de recursos, sempre que da avaliação resultar a necessidade de intervenção social emergencial.

Com trabalho já desenvolvido, a equipa multidisciplinar tem vindo a promover diversos encontros de trabalho setoriais com serviços, projetos e entidades da comunidade, como é o caso recente da apresentação durante a realização do Conselho Local de Ação Social de Oliveira do Hospital.

Momento durante o qual o Presidente José Francisco Rolo, relevou a importância do trabalho em rede, numa alusão a que o Radar Social precisa de boas antenas para funcionar e os nossos parceiros da rede são essenciais neste papel.

Estas reuniões visam, não só a apresentação da equipa, como a identificação e ativação de “Radares Comunitários” e a importante definição de circuitos de comunicação e formas de atuação com serviços e equipas no terreno. De referir que a sinalização de situações de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social pode ser efetuada – através do e-mail radar.social@cm-oliveiradohospital.pt – pela própria pessoa, Juntas de Freguesia, entidades públicas ou particulares, por vizinhos e/ou familiares, comunidade em geral.

O Presidente da Câmara Municipal reforça, ainda, que na constelação de projetos e equipas sociais no terreno, como o SAAS, o Projeto Escolhas, o CLDS5G, o GIAV, entre outros, com as quais o Município de Oliveira do Hospital tem o privilégio de contar; o Radar Social reforçará a capacidade de deteção e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, funcionando sempre numa lógica de parceria e trabalho em rede sob a égide da Rede Social e da PAASI – Plataforma de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado de Oliveira do Hospital.

 

Notícias do Centro | Lusa

Entrudo de Quintela de Azurara espera milhares de visitantes

Notícia anterior

Helena Teodósio visitou trabalhos finais da nova ETAR de Cantanhede

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra