Coimbra

Projeto do Politécnico de Coimbra com balanço positivo

0

O Congresso @gir4Innovation – Motor de Desenvolvimento Regional com Base na Inovação, no âmbito do Projeto @gir4Innovation, realizado no passado dia 22 de junho no Convento São Francisco em Coimbra, apresentou o trabalho desenvolvido e os resultados obtidos, bem como o seu impacto no território, sendo o balanço considerado “muito positivo” pelos promotores.

Este projeto do Politécnico de Coimbra e do Colab AquaValor pretende ligar estas instituições aos territórios da Região de Centro e Norte, com foco nos concelhos de baixa densidade, criando espaços nesses territórios para a realização de ações conjuntas com as entidades locais. Foram objetivos deste projeto abrir portas à transferência de conhecimento, ao desenvolvimento de projetos de inovação, à dinamização de ações de integração dos estudantes do Politécnico de Coimbra e de desempregados no mercado de trabalho e à qualificação das empresas e instituições de todo território começando pelas regiões envolvidas.

No âmbito do @gir4Innovation , entre setembro de 2021 e junho de 2023, foram criados 13 gabinetes de inovação regional na região Centro e seis na região de Alto-Tâmega e Barroso. Os 45 investigadores diretamente envolvidos no projeto contribuíram para o desenvolvimento de um catálogo multimédia de conhecimento e tecnologias, e ainda na realização de mais de 200 dias abertos com a comunidade e com as entidades e empresas interessadas, com o objetivo de as apoiar nas suas dificuldades e de divulgar conhecimento.
O Congresso juntou cerca de 80 participantes, entre representantes de empresas, entidades públicas e governamentais e associações, que ao longo do dia debateram várias temáticas importantes para os territórios de baixa densidade.

Na abertura dos trabalhos, Marta Henriques, coordenadora do projeto e Érica Castanheira, vice-presidente do IPC, fizeram o balanço do trabalho desenvolvido e do seu impacto nos territórios.
Seguiram-se quatro painéis de discussão sobre os temas: “Agroalimentar, Ambiente, Floresta e Ordenamento”; “Sociedade, Saúde e Bem-estar”; “Indústria”; “Turismo e Lazer”.

A sessão de encerramento contou com a intervenção de Isabel Ferreira, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, que enalteceu a capacidade dos promotores do projeto em mobilizar os agentes do território, criando redes colaborativas entre vários atores. Intervieram também Jorge Conde, presidente do IPC, Orlando Rodrigues, vice-presidente do CoLab AquaValor e presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Jorge Brito, secretário executivo da CIM Região de Coimbra e Jorge Brandão, vogal da Comissão Diretiva do PO Centro 2020.

Vinhos Terras de Sicó comemoram 30 anos

Notícia anterior

Caminhada Solidária dá a conhecer pirilampos e Associação Humanitária Gongô

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra