Leiria

Pombal defende reforço de recursos do Centro de Respostas Integradas

0

A Câmara Municipal de Pombal, em articulação com o Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD) e a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria, está empenhada em reforçar a equipa técnica especializada do Centro de Respostas Integradas (CRI) com os recursos imprescindíveis para acorrer às necessidades da população
servida.

Após uma reunião realizada com as respetivas entidades, nesta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Pombal, o presidente da Câmara Municipal relevou a importância dos serviços prestados pelo CRI e assumiu o compromisso de transmitir ao Ministério da Saúde a necessidade de dotar a equipa técnica com os recursos em falta.

Para Pedro Pimpão, “é muito importante aumentar a capacidade de resposta das estruturas de saúde nesta área tão importante do combate às dependências.”

No âmbito da transferência de competências no domínio da Saúde, o Município de Pombal suporta os custos com o arrendamento das instalações do núcleo de Pombal do CRI de Leiria, está a funcionar atualmente com a responsável da equipa (assistente social) e de uma assistente técnica, registando a falta de, nomeadamente, médico, enfermeiro e psicólogo.

O núcleo de Pombal do CRI Leiria, dá resposta aos concelhos do norte do distrito de Leiria (Pombal, Ansião, Alvaiázere, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera), tem como missão a prevenção, redução de riscos e minimização de danos, tratamento e reinserção, o que contribui, muito, para o alívio da pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde.

Foi também assinado entre o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, e o presidente do conselho diretivo do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD), João Goulão, um protocolo que estabelece as relações de cooperação e de intercâmbio, com vista ao desenvolvimento de uma filosofia de promoção da cultura de prevenção dos riscos profissionais, associada às diversas áreas dos comportamentos aditivos e dependências.

Esta cooperação surge no âmbito do programa “Trabalhar com Saúde”, promovido pelo Município de Pombal que visa a mudança e a adoção de comportamentos que contribuam para uma vida mais saudável, a nível pessoal e profissional, através de ações que sensibilizem e despertem os trabalhadores para a sua responsabilização e envolvimento nestas matérias.

Pretende apoiar igualmente os trabalhadores que necessitem de ajuda.
Para Pedro Pimpão, a iniciativa visa, essencialmente, tratar os colaboradores do município “como cidadãos” e disponibilizar-lhes informação “útil para o projeto de vida de cada um deles.”

“Mas, sobretudo, é literacia em saúde. É melhorar a qualidade de vida de cada um deles. E isso é bom para um trabalhador do município, ou para um trabalhador de outra instituição qualquer”, refere.

GNR de Aveiro detém jovem por falsificação de matrícula

Notícia anterior

Atenção! Não vai querer perder estas sopas e petiscos em Vila de Rei

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria