Coimbra

Plataforma Logística da Pampilhosa une Câmara e Portos de Aveiro e Figueira da Foz

0

A Câmara da Mealhada, a Administração do Porto de Aveiro e a Administração do Porto da Figueira da Foz já estão no terreno com o estudo dos modelos de negócio e de exploração da Plataforma Logística da Pampilhosa (PLP), comprometendo-se a apresentar o estudo prévio para esta estrutura já em março do próximo ano.

O Município da Mealhada e as administrações dos portos reuniram, recentemente, para dar arranque aos estudos e calendarizar as ações a levar a cabo em todo o processo, conhecidas que são as novas orientações da União Europeia para o desenvolvimento da Rede Transeuropeia de Transportes, que colocam a Plataforma Logística da Pampilhosa como Terminal Rodoferroviário Principal neste conjunto de infraestruturas e de gestão de transportes. 

Esta vontade conjunta de reforçar a conectividade ferroviária com os portos e criar uma infraestrutura logística de qualidade na região Centro, levaram estas entidades a lançar o concurso para a elaboração deste estudo para a futura Plataforma, que será um dos equipamentos classificados como principais no país em matéria de distribuição e transporte de mercadorias. Esta decisão está devidamente expressa no Regulamento n.º 2024/1679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 13 de junho de 2024, relativo às novas orientações da União Europeia (UE) para o desenvolvimento da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), revogando a anterior decisão nesta matéria.

Os trabalhos para o estudo, que já estão no terreno, integram a definição do modelo operacional da PLP, identificação e análise de benchmarking das plataformas logísticas ibéricas, estudo de mercado da PLP, proposta de estudo prévio, identificação e caraterização das infraestruturas e superestruturas a construir, definição do modelo de exploração, opções de financiamento e elaboração de estudos de viabilidade económico-financeira, entre outros. O processo deverá estar concluído em maio do próximo ano.

A construção de uma zona industrial contígua à Plataforma, a criação de um porto seco (estação aduaneira) e a possibilidade de expansão para Coimbra norte são algumas das opções a ter em conta nos estudos a serem feitos com ‘stakeholders´ desta futura solução logística no concelho da Mealhada. 

“Este projeto já se arrastava há muitos anos, sofreu várias alterações, mas de há dois anos a esta parte começou a ganhar força e uma nova dimensão. À nossa insistência juntaram-se agora as novas orientações da União Europeia e a vontade dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz para trilharem este projeto connosco”, refere António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, apontando que “esta oportunidade é única para fazer vingar este projeto, colocando-o na agenda local, nacional e da Europa”.

O autarca lembra que a PLP “encaixa-se perfeitamente nas metas da União Europeia quanto à redução das emissões líquidas de gases com efeito de estufa” e defende que “é vital para atingir essa meta a criação de portos secos, que privilegiam o transporte ferroviário, tirando o transporte de mercadorias das nossas estradas”.

Eduardo Feio, presidente do conselho de Administração do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz, reconhece o papel da Plataforma Logística da Pampilhosa como “fundamental para os dois portos, na perspetiva de aumento do seu ´hinterland’, permitindo aumentar os serviços portuários e logísticos em toda a região Centro e potenciar a nossa posição em termos ibéricos”.

Por outro lado, continua aquele responsável, “é fundamental também para cumprir os desígnios europeus na transferência modal do transporte rodoviário para ferroviário, contribuindo para a descarbonização, tonando-nos mais eficientes sem pôr em causa o sucesso da nossa economia”. 

Importa referir que no quadro da infraestrutura de transportes e aplicações telemáticas, bem como as medidas destinadas a promover a gestão e utilização eficientes dessa infraestrutura, o concelho da Mealhada, através daquela estrutura da Pampilhosa, faz parte do Corredor Atlântico da Rede Principal (core network), a concluir até 2030, com um total de nove corredores em toda a Europa.

 

Notícias do Centro | Lusa

Santa Maria da Feira oferece nova viatura à GNR para reforço da intervenção no território

Notícia anterior

Serviços do município de Nelas sem sistema após ataque informático

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra