Um fornecedor de plantas de citrinos foi identificado por incumprimento das medidas de controlo fitossanitário no concelho de Santa Maria da Feira.
O Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Santa Maria da Feira realizou uma ação de fiscalização a feiras e mercados no concelho, tendo detetado a venda de 59 plantas de citrinos.
Estas plantas não tinham adotadas “as medidas fitossanitárias necessárias para a prevenção de propagação de doenças, podendo assim representar um risco para o cultivo de citrinos a nível nacional, motivo pelo qual é exigida a implementação de medidas de controlo e erradicação”.
Nesta ação de fiscalização, “foi elaborado um auto de contraordenação, sendo o responsável identificado e punido com uma coima no valor de 650 euros”.
Foi ainda possível apreender 15 laranjeiras (Citrus sinensis); 11 tangerineiras (Citrus reticulata); 11 limoeiros (Citrus limon); oito clementinas (Citrus clementina); cinco limeiras (Citrus latifolia); cinco kumquat (Citrus japonica) e quatro toranjas (Citrus paradisi).
Comentários