O serviço de transporte rodoviário “UrbCondeixa” passou a ser operado, neste início de 2023, por um novo operador e estas duas primeiras semanas de utilização serão grátis para facilitar a vida dos utilizadores no processo de adaptação.
O novo serviço manterá os horários, as rotas e respetivos tarifários atualmente em vigor e será operado por uma empresa do grupo Transdev, vencedora do último concurso público lançado para concessão da rede urbana de transportes para o concelho de Condeixa-a-Nova, após o fim do contrato anterior, que terminou a 31 de dezembro de 2022.
“Não há quaisquer alterações ao atual funcionamento daquele serviço até para evitar quaisquer constrangimentos com o regresso dos alunos à escola. Este novo contrato estará em vigor até que haja condições para as Comunidades Intermunicipais operacionalizarem a concessão integral deste tipo de serviço como está previsto. Enquanto isso não acontece a autarquia continuará a apostar no UrbCondeixa, que começou em 2014, e que se tornou imprescindível, sobretudo para a população estudantil do concelho, que privilegia este meio de transporte oferecido pelo Município”, explicou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.
O serviço UrbCondeixa passa a ser efetuado por um autocarro de maior capacidade, com mais lugares que o anterior, possuindo licença para que os passageiros possam viajar de pé. Além disso, o motorista afeto ao serviço é de Condeixa, sendo um profundo conhecedor do território e dos seus utilizadores.
“Tivemos o cuidado de aumentar a lotação do autocarro para responder ao aumento da procura. Sobretudo nas horas de ponta era frequente atingir a lotação máxima. Esperamos que agora possamos responder à procura e até incentivar a utilização do transporte público coletivo, proporcionando aos utilizadores maior conforto”, acrescenta o edil .
Tal como aconteceu no ano passado, com o início de uma nova concessão em janeiro de 2022, está assegurado um período de utilização gratuita de duas semanas, que termina dia 16 de janeiro, para que os utilizadores possam proceder à mudança de títulos e passes.
Comentários