DestaqueViseu

Ninhos de vespa velutina aumentaram em Oliveira de Frades

0

A maioria das freguesias do concelho de Oliveira de Frades verificou em 2023 um aumento significativo de ninhos de vespa velutina.

De acordo com o município, foram registados 370 ninhos eliminados, o que representa um aumento em comparação com o ano de 2022, quando foram eliminados 213 ninhos.

O município de Oliveira de Frades refere, em comunicado, que “continuará empenhado no controlo desta praga, através da colocação de armadilhas seletivas para a captura de vespas fundadoras após o período de hibernação e, também, na eliminação dos ninhos detetados”.

Recorde-se que a vespa velutina, mais conhecida por vespa asiática, é uma espécie invasora e predadora de abelhas e outros insetos, provocando graves danos nas atividades apícola e agrícola, assim como para a biodiversidade e ecossistemas e, ainda, para a segurança dos cidadãos.

A autarquia pede para que, caso seja avistado algum ninho de vespa velutina, o queixoso deve evitar aproximar-se ou eliminá-lo, devendo contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil (232 760 300), o qual “procederá à sua
eliminação nas devidas condições de segurança”.

Antiga escola primária transformada em creche pelo município de Pombal

Notícia anterior

Renúncia Quaresmal da Diocese de Coimbra será usada para as vítimas da guerra na Faixa de Gaza

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque