A maioria das freguesias do concelho de Oliveira de Frades verificou em 2023 um aumento significativo de ninhos de vespa velutina.
De acordo com o município, foram registados 370 ninhos eliminados, o que representa um aumento em comparação com o ano de 2022, quando foram eliminados 213 ninhos.
O município de Oliveira de Frades refere, em comunicado, que “continuará empenhado no controlo desta praga, através da colocação de armadilhas seletivas para a captura de vespas fundadoras após o período de hibernação e, também, na eliminação dos ninhos detetados”.
Recorde-se que a vespa velutina, mais conhecida por vespa asiática, é uma espécie invasora e predadora de abelhas e outros insetos, provocando graves danos nas atividades apícola e agrícola, assim como para a biodiversidade e ecossistemas e, ainda, para a segurança dos cidadãos.
A autarquia pede para que, caso seja avistado algum ninho de vespa velutina, o queixoso deve evitar aproximar-se ou eliminá-lo, devendo contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil (232 760 300), o qual “procederá à sua
eliminação nas devidas condições de segurança”.
Comentários