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Navigator aumenta lucros e aposta em novos bioprodutos

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A The Navigator Company encerrou os primeiros nove meses de 2024 com um crescimento de 20,3% nos seus resultados líquidos, alcançando € 241,4 milhões.

Até setembro, o EBITDA atingiu os € 431,3 milhões, um aumento de 14,5% face ao período homólogo de 2023, refletindo uma margem EBITDA robusta de 27,5%, mais 1,7 pontos percentuais. O volume de negócios alcançou os € 1.569 milhões, um crescimento de 7,4% face ao mesmo período do ano passado.

Estes resultados são fruto da resiliência da Navigator perante a volatilidade do mercado, da sua eficiência na gestão do mix de negócios, da estratégia comercial e do controlo de custos.

Em termos comerciais, a robustez dos preços de papel de impressão, de embalagem e de tissue e o maior peso dos novos segmentos de negócio, tissue e packaging, garantiram os bons resultados registados.

Por seu lado, o foco na eficiência e gestão de custos, permitiu nova redução significativa de cash costs entre 4% e 12%, face ao período homólogo, em todos os segmentos de pasta e papel (impressão e escrita, tissue e packaging); o esforço continuado de controlo de custos, permitiu reduções de cash costs entre 20 e 30%, desde o valor máximo atingido em finais de 2022, ainda que se mantenham em níveis superiores aos verificados na pré-pandemia, tendo a estabilização do preço pago pela madeira nacional à porta da fábrica em 2023 e 2024, após substancial aumento nos 6 anos anteriores, dado importante contributo.

Já a aposta na inovação e na sustentabilidade do negócio que carateriza todo o percurso histórico da Navigator continua a ser um importante suporte da performance. No 3º trimestre deste ano, no âmbito da estratégia de diversificação de negócio, arrancou, em fase de testes de produto e de aceitação do equipamento, a produção integrada de celulose moldada. As primeiras peças ficaram disponíveis no mercado durante o mês de outubro, destinando-se a substituir as embalagens de plástico e de alumínio de utilização única no mercado de food service e food packaging.

Crescimento na procura de todos os papéis de impressão e escrita

A procura aparente global de Papéis de Impressão e Escrita, apresentou um crescimento (janeiro a agosto) em todos os segmentos, com a procura por papel UWF (impressão e escrita não revestido) com uma evolução de 2,4%.

Na Europa, a procura aparente de papel UWF registou um forte crescimento de 11% durante os primeiros 9 meses do ano, com o segmento do papel para a indústria gráfica a registar o maior crescimento (15%), seguido do papel de escritório (+11%) e das bobines para a indústria de transformação de papel (+9%).

Nos Estados Unidos registou-se um ligeiro decréscimo da procura de cerca de 1% (janeiro a agosto), enquanto a China registou um crescimento de mais de 5% (janeiro a agosto), face ao ano anterior.

As vendas de papel de impressão e embalagem da Navigator cresceram 17% nos primeiros nove meses do ano face ao período homólogo, com o valor das vendas a crescer 7%. É de destacar a robustez do modelo de negócio assente em diferenciação, produtos premium e marcas próprias fortes nos diferentes mercados onde a Navigator opera.

Salienta-se, uma vez mais, a resiliência das marcas de fábrica que representaram aproximadamente 78% das vendas no mesmo período em análise (vs. média de 67% registada no período 2012-2023). A quota de produtos premium mantém-se elevada face ao ano de 2023: 60% (vs. média de 53% registada no período 2012-2023). Em contextos de mercado mais difíceis, as marcas próprias e os segmentos de maior valor acrescentado oferecem uma proteção adicional aos resultados da Navigator.

Negócio de tissue aumenta vendas em mais de 50%

Durante os primeiros nove meses o volume de vendas de tissue na Navigator registou um aumento de 53% para 155 mil toneladas, com um crescimento do valor de vendas de cerca de 48%, face ao período homólogo. Esta evolução, beneficiou da entrada de nova capacidade da Navigator Tissue Ejea no 2º trimestre de 2023, e da nova capacidade da Navigator Tissue UK, a 1 de maio de 2024.

As vendas internacionais no negócio tissue representaram, assim, nos primeiros nove meses de 2024, um peso de 78% do volume de vendas deste segmento, sendo os mercados mais representativos o mercado espanhol, com 32% do total de vendas, o inglês, com peso de 28% das vendas, e o francês, com peso de 16% das vendas. Por outro lado, o produto acabado representou 97% e as bobines 3% das vendas totais, uma melhoria de mix de 3 pontos percentuais quando comparado com o período homólogo.

No que diz respeito aos segmentos de clientes, o segmento At Home ou Consumer (retalho) tem registado um peso crescente, representando atualmente 81% das vendas (Away-From-Home – horeca e escritórios – e grossistas representam os restantes 19%). A carteira de clientes mantém-se diversificada e equilibrada, representando o maior cliente cerca de 10% das vendas totais.

Packaging mais do que duplica vendas

Após um 1º semestre promissor, o 3º trimestre confirmou a tendência de recuperação e estabilidade, com uma procura robusta e consistente. As entregas europeias de papéis Kraft MF (branco e castanho) reportadas pela CEPI (até julho) cresceram 22% face ao período homólogo de 2023 na Europa.

O volume de vendas da Navigator neste segmento aumentou 108% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Atualmente, 70% das vendas são efetuadas na Europa, com destaque para a Ibéria, Itália e França, e os restantes 30% em mercados externos, com a Turquia e o Norte África a evidenciarem-se como os maiores mercados.

Para este bom desempenho contribuiu a entrada em vários novos segmentos, sobretudo na área de Embalagem Flexível, segmentos lançados durante 2023 e nos primeiros meses do ano, os quais agora estão a gerar volumes mais significativos.

O segmento de caixas foi o segmento que mais cresceu, embora continue a ser uma parte menor do mix global de vendas. O segmento tem como foco sectores de nicho, produzindo produtos de valor acrescentado, como são exemplo as caixas de pizza em Itália, país onde é proibido, por questões de saúde pública, o uso de papéis reciclados para contacto alimentar, ou caixas de perfume e cosméticos em França e na Ibéria.

A Navigator continua a alargar a base de clientes que já conta com mais de 300 clientes numa operação comercial 100% assente em marca própria – gKRAFT™.

Navigator: primeira empresa a nível mundial a produzir, de forma integrada, embalagens de celulose moldada a partir de eucalipto

No 3º trimestre arrancou a produção na nova unidade industrial, em Aveiro, de peças de celulose moldada. Com este investimento a Navigator tornou-se na primeira empresa no mundo a produzir embalagens de celulose moldada a partir de fibra de eucalipto, de forma totalmente integrada.

Esta nova área enquadra-se na estratégia de negócio responsável, através da qual a Empresa quer contribuir para uma sociedade mais descarbonizada, valorizando o papel crucial das florestas plantadas e bem geridas na transição de um modelo fóssil, linear e sem futuro, para um modelo de bioeconomia circular, neutro em carbono e favorável à natureza.

A produção arranca com três linhas de produto para aplicações de utilização única para o sector alimentar, integralmente recicláveis e/ou compostáveis. A introdução será feita com 7 produtos para área alimentar: prato 22cm, prato 17cm, tijela 500ml, embalagem take-away 1 litro, tabuleiro (laminado para embalamento de proteína crua – carne bovina, suína e aves), cesto para fruta e copo de café expresso.

Estes sete produtos têm flexibilidade produtiva e escalabilidade para aproveitar as diversas oportunidades que se abrem na substituição de plásticos e alumínio de uso único. Em paralelo, têm vindo a ser desenvolvidos novos produtos, em parceria com clientes nacionais e internacionais, e prosseguem os trabalhos de investigação e desenvolvimento de novas soluções de propriedade barreira sustentáveis, bem como o ensaio de soluções comerciais.

ESG representa mais de metade do total de investimento de € 151 milhões

Nos primeiros nove meses de 2024 o montante total de investimentos ascendeu a € 151 milhões (vs. € 142 milhões no período homólogo), dos quais cerca de € 81 milhões classificados como investimentos de cariz sustentável (ESG), o que representa 53% do investimento total.

O montante de investimento inclui maioritariamente investimentos em projetos ambientais e com foco na descarbonização, manutenção da capacidade produtiva, modernização dos equipamentos e melhoria de eficiência, e para projetos estruturais e de segurança.

A Navigator mantém uma posição de liquidez muito confortável com € 468 milhões disponíveis em linhas de longo prazo, uma maturidade média da dívida adequada, com um perfil de reembolsos bem escalonado, cerca de 60% do total de endividamento contratado com cariz sustentável e 93% de dívida total emitida a taxa fixa, diretamente ou através de instrumentos financeiros de cobertura, o que permitiu a manutenção de um baixo custo de financiamento numa conjuntura de subida acentuada de taxas de juro.

Navigator lança ações para apoiar fornecedores e produtores florestais afetados pelos incêndios de setembro

A Navigator manifesta profunda solidariedade com as famílias e populações afetadas pelos grandes incêndios que assolaram o país, lamentando acima de tudo a trágica perda de vidas humanas. Manifesta também o seu reconhecimento a todos os que ajudam na prevenção e combate aos incêndios – Proteção Civil, bombeiros, forças de segurança, bombeiros e sociedade civil, dispositivo da Afocelca e todos os nossos colaboradores que estiveram no terreno ao longo de todo o verão a apoiar a prevenção, a coordenação e o combate.

Lembramos que a maioria dos incêndios de origem conhecida é evitável, pois resulta de descuido, negligência ou dolo, representando cerca de 80% dos casos, sendo que metade destes são incêndios intencionais. Os incêndios geram perdas significativas para o país e elevam os custos da indústria, que, em consequência, é forçada a recorrer à importação de madeira.

A gestão profissional dos espaços florestais tem-se mostrado a solução mais eficaz para a prevenção de incêndios, como demonstrado pelo fato de que as áreas geridas pela indústria corresponderam a apenas cerca de 2% da área total afetada, uma proporção 5 a 10 vezes inferior aos povoamentos não geridos de eucaliptal, pinhal ou mesmo de outras folhosas.

Consciente do impacto que os incêndios tiveram na produção florestal, a Navigator preparou um conjunto de ações destinadas a minorar as consequências para os produtores das regiões afetadas:

•     Implementação de meios de apoio para que seja possível selecionar e segregar a madeira sem quaisquer vestígios de carvão, valorizando-a;

•     A empresa continuará, como sempre fez, a pagar a madeira das regiões assoladas pelos trágicos incêndios a preço de mercado, assumindo ainda um premium de preço para apoiar o seu descasque que elimine qualquer eventual vestígio de carvão, de forma a cumprir os exigentes critérios de qualidade definidos nas condições de receção das nossas fábricas e permitir o seu aproveitamento para produção de celulose – o uso industrial que mais a valoriza. Combaterá assim qualquer eventual tentativa de aproveitamento especulativo que pudesse procurar beneficiar da (ou com a) situação, prejudicando ainda mais os produtores florestais afetados;

•     Para além da receção de madeira nas condições acima referidas, são reforçadas as ajudas à aquisição de equipamentos florestais e disponibilizados adiantamentos de tesouraria aos nossos fornecedores e parceiros atingidos por este flagelo;

•     Adicionalmente, para a madeira queimada ou com vestígios de carvão que não venha a ser possível valorizar para fins industriais, será aceite a sua utilização como fonte de biomassa triturada para produção de energia renovável, sendo igualmente paga a preços de mercado.

A Navigator tem sempre primado pelo apoio constante e sistemático aos seus parceiros florestais, e, ainda mais o queremos fazer nesta altura especialmente complexa

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