DestaqueLeiria

Leiria é o município convidado da BTL de 2025

0

O município de Leiria, convidado na edição de 2025 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que arranca na quarta-feira, vai provar que existe e recomenda-se, disse hoje o presidente da Câmara.

“Existe, recomenda-se e a tendência futura é para um crescimento exponencial na área do turismo, até pelos projetos de investimento que temos vindo a receber, intenções concretas, algumas já concretizadas, outras em fase de início de obra, o que faz com que, no futuro, Leiria, além de ser dinâmica do ponto de vista industrial e comercial, passe a ter uma dimensão de serviço turístico que, nos últimos anos, não tem tido em termos de oferta hoteleira”, afirmou Gonçalo Lopes.

A expressão “Leiria não existe” ganhou projeção a partir de 2021 devido ao ‘Euro Truck Simulator’, um jogo simulador de condução de camiões que não incluía Leiria no trajeto da Autoestrada 1.

Segundo o município, o conceito começou noutros países, onde há uma localidade que “não existe”.

“Na Alemanha, por exemplo, é Bielefeld que não existe, nos Países Baixos é Drenthe, no Brasil, Acre não existe, assim como Wyoming, nos EUA, ou Tlaxcala no México”, explicou, adiantando que a iniciativa acabou replicada em Leiria.

A expressão #leirianãoexiste começou a ser usada pela autarquia para campanhas publicitárias e, a partir de quarta-feira, o conceito transforma-se em #leirianãoexistesemti.

“O marketing territorial hoje é muito importante para poder atrair não só turistas, mas também negócios e pessoas para viver”, justificou Gonçalo Lopes, assinalando o fim do mito de que Leiria não existe.

O novo ‘slogan’ #Leiria não existe sem ti passa por convidar cidadãos anónimos ou figuras públicas a “dar a cara por Leiria”, isto é, “a fazerem parte de Leiria e assim torná-la ainda mais conhecida no panorama nacional e internacional, apostando fortemente nesta componente turística”, declarou o autarca.

No espaço reservado a Leiria, no Pavilhão 2 da BTL, os visitantes vão poder colocar a sua fotografia num painel, recorrendo a tecnologia digital, e, dessa forma, tornarem-se embaixadores.

Gonçalo Lopes, também presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Leiria, destacou a importância de Leiria ser o destino convidado da BTL, renomeada ‘Better Tourism Lisbon’.

“A BTL é uma feira de turismo bastante relevante no contexto nacional, a principal, e naturalmente é uma oportunidade de promovermos aquilo que são os nossos recursos turísticos mais importantes, seja o património, seja a gastronomia, seja também a nossa agenda cultural e desportiva”, referiu o autarca.

Gonçalo Lopes salientou ainda a aposta no reforço promocional na BTL para que, junto dos turistas nacionais e dos operadores turísticos, “o destino possa ser mais conhecido e mais visitado”.

“Acho que a Leiria nos últimos anos tem vindo a crescer muito em termos de notoriedade nacional, não só pela qualidade de vida que apresenta, mas também pelos investimentos que tem atraído e pelo crescimento populacional que tem verificado e, portanto, hoje, de facto, é uma cidade em mudança constante, onde queremos preservar a qualidade de vida e a sua atratividade”, acrescentou.

O espaço de Leiria na BTL vai ter apresentações do seu património e gastronomia, conversas ou divulgação de eventos até ao domingo, quando termina o certame.

Além do espaço próprio, o município de Leiria pode ser visitado no ‘stand’ da CIM da Região de Leiria, onde estão presentes os restantes nove concelhos: Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

Neste espaço, que é uma montra da CIM, os visitantes vão conhecer as potencialidades turísticas, culturais e patrimoniais deste território, além de poder saborear produtos locais, num trabalho articulado entre os 10 concelhos.

Nestes cinco dias, a par da animação, vai também ser dado a conhecer um conjunto de eventos para 2025 destes municípios.

Notícias do Centro | Lusa

Câmara de Aveiro volta a exigir fim do aterro sanitário no concelho

Notícia anterior

Mangualde pode recorrer aos tribunais para impedir alargamento de sistema de água

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque