Castelo Branco

Lagoa da zona de lazer de Castelo Branco regressa à normalidade

0

O Município de Castelo Branco informa que, no passado dia 2 de junho, foi detetada a presença de peixes mortos na lagoa da zona de lazer da cidade.

No local, estiveram presentes, de imediato, a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, o SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR e as equipas técnicas da Proteção Civil e do Canil Municipal, que avaliaram a situação e prestaram o devido apoio.

O Município manteve equipas em permanência no local, assegurando a monitorização contínua e a remoção dos exemplares mortos, de forma a garantir a salubridade do espaço.

Durante o fim-de-semana, dias 7 e 8 de junho, o local continuou a ser monitorizado pelas equipas municipais, tendo-se verificado a estabilização da situação, com a lagoa a regressar à normalidade e sem registo de novas ocorrências.

Esta situação poderá estar associada às elevadas temperaturas que se têm registado, o que favorece a diminuição do oxigénio na água, podendo originar a morte natural de espécies aquáticas – um fenómeno que já foi observado em anos anteriores.

Importa sublinhar que a lagoa é um espaço público de lazer, não destinado, originalmente, à coexistência de espécies piscícolas. A introdução de peixes, além de não ser autorizada, pode comprometer o equilíbrio natural do ecossistema.

O Município lamenta os incómodos causados e agradece a compreensão e colaboração de todos, reiterando o compromisso com a proteção ambiental e a preservação dos espaços públicos.

Notícias do Centro | Lusa

Oliveira do Hospital aprova Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

Notícia anterior

11 detidos por tráfico com mais de 390 doses de cocaína

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados