O Município de Castelo Branco informa que, no passado dia 2 de junho, foi detetada a presença de peixes mortos na lagoa da zona de lazer da cidade.
No local, estiveram presentes, de imediato, a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, o SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR e as equipas técnicas da Proteção Civil e do Canil Municipal, que avaliaram a situação e prestaram o devido apoio.
O Município manteve equipas em permanência no local, assegurando a monitorização contínua e a remoção dos exemplares mortos, de forma a garantir a salubridade do espaço.
Durante o fim-de-semana, dias 7 e 8 de junho, o local continuou a ser monitorizado pelas equipas municipais, tendo-se verificado a estabilização da situação, com a lagoa a regressar à normalidade e sem registo de novas ocorrências.
Esta situação poderá estar associada às elevadas temperaturas que se têm registado, o que favorece a diminuição do oxigénio na água, podendo originar a morte natural de espécies aquáticas – um fenómeno que já foi observado em anos anteriores.
Importa sublinhar que a lagoa é um espaço público de lazer, não destinado, originalmente, à coexistência de espécies piscícolas. A introdução de peixes, além de não ser autorizada, pode comprometer o equilíbrio natural do ecossistema.
O Município lamenta os incómodos causados e agradece a compreensão e colaboração de todos, reiterando o compromisso com a proteção ambiental e a preservação dos espaços públicos.












Comentários