DestaqueViseu

Viseu aposta no 5G para monitorizar idosos e doentes crónicos em novo projeto

0

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, a Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões e o Centro Distrital do Instituto da Segurança Social de Viseu vão apresentar, no próximo dia 25 de junho, o projeto “Telemonitorização de Pessoas Idosas e Doentes Crónicos com 5G”, numa sessão pública que terá lugar na Casa do Adro, em Viseu, pelas 14:30.

A iniciativa inclui também a assinatura de um protocolo de cooperação e cedência de equipamentos entre as entidades envolvidas, formalizando uma parceria orientada para a modernização dos cuidados de saúde e reforço da resposta social na região.

O projeto aposta na utilização de tecnologia 5G para acompanhar à distância pessoas idosas e doentes crónicos, permitindo uma monitorização mais contínua, eficiente e preventiva do seu estado de saúde. Através desta solução digital, pretende-se melhorar a qualidade de vida dos utentes, reduzir deslocações desnecessárias e facilitar a atuação dos profissionais de saúde.

A colaboração entre as entidades de saúde e da segurança social visa ainda reforçar a articulação institucional e promover novos modelos de proximidade, sustentados na inovação tecnológica e na resposta integrada às necessidades da população.

A sessão em Viseu marca assim um passo no desenvolvimento de soluções digitais aplicadas ao setor social e da saúde, com enfoque na melhoria da prestação de cuidados e no acompanhamento de grupos mais vulneráveis.

Castelo Branco: Calor motiva ajuste de horário de trabalho para funcionários em funções no exterior

Notícia anterior

Castanheiro do Vento recebe nova campanha de escavações arqueológicas em Vila Nova de Foz Côa

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque