Viseu

Laboratório Móvel das Ciências visita escolas de Viseu Dão Lafões

0

O Laboratório Móvel das Ciências inicia hoje uma itinerância por todos os agrupamentos escolares da região de Viseu Dão Lafões e inclui um novo projeto destinado aos alunos do pré-escolar, anunciou a Comunidade (CIM) Viseu Dão Lafões.

“Com três projetos distintos e direcionados a diferentes faixas etárias, o Laboratório Móvel das Ciências pretende marcar a diferença no processo de ensino e de aprendizagem”, disse a comunidade.

Este laboratório, iniciativa da CIM, pretende preparar os alunos para os “desafios do futuro através de experiências pedagógicas enriquecedoras”.

A novidade, este ano, é o “Explorastórias”, para o pré-escolar, um projeto que alia o gosto pela leitura à literacia científica.

Ao longo de uma hora, as crianças exploram a ciência página a página, tendo como ponto de partida uma história de um livro infantil.

O Laboratório Móvel das Ciências, que se destina ao 1.º Ciclo do Ensino Básico (2.º e 3.º anos), assenta numa “dinâmica de exploração de novas práticas focadas no aluno, onde as crianças vivenciam ambientes potenciadores do desenvolvimento de diversas competências” como a robótica, o mundo digital, a criatividade e inovação, a colaboração e a resolução de problemas.

Ao longo de hora e meia, os alunos “terão ao seu dispor um ambiente pedagógico, rico e diferente do seu contexto normal de aprendizagem, com material e conteúdo estimulante e enriquecedor, que permitirá partir à descoberta do conhecimento”.

Para o 3.º Ciclo do Ensino Básico, o laboratório apresenta o projeto “O Futuro é Amanhã”, que visa “sensibilizar os jovens para questões do ambiente, das alterações climáticas e da sustentabilidade, através de várias atividades de 90 minutos”.

O presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, defendeu que esta iniciativa “não só promove o sucesso escolar, como também incentiva a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico, competências fundamentais para enfrentar os desafios de um futuro em constante transformação”.

O secretário executivo da CIM, Nuno Martinho, considera que o laboratório “é um exemplo concreto do que significa inovar no setor educativo, levando experiências únicas e transformadoras a todas as escolas da região” Viseu Dão Lafões.

Notícias do Centro | Lusa

Câmara da Covilhã compra pavilhão para alojar serviços do município

Notícia anterior

Seia com animação natalícia para dinamizar comércio tradicional

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Viseu