DestaqueGuarda

Gouveia: Vila Franca da Serra vai promover a bênção dos rebanhos

0

A Freguesia de Vila Franca da Serra, no concelho de Gouveia, no distrito da Guarda, recebe, no dia 03 de julho, a tradicional bênção dos rebanhos, inserida na Festa de Santo António.

Segundo o município de Gouveia, na Serra da Estrela, do programa da iniciativa fazem parte um concerto de receção aos visitantes (16:00), seguindo-se o percurso pedestre de visitação ao Penedo Mazorro (17:00) e a concentração junto à capela de Santo António (18:00), onde terá lugar a bênção dos rebanhos.

A iniciativa termina pelas 19:00 com a realização de uma merenda comunitária.

A autarquia de Gouveia explicou, em comunicado enviado à agência Lusa, que o Santo António, um “santo popular de larga e abrangente área de devoção, será celebrado pelos populares”.

Na ocasião, realiza-se a tradicional bênção dos rebanhos, “fazendo-se o devoto pedido por boas pastagens, com vista à boa alimentação, saúde e proteção” das ovelhas.

“Pelo início do verão, os pastores percorrem os planaltos da Serra [da Estrela] com os seus rebanhos em busca de melhor pasto para as suas ovelhas – tradição que coincide com a época das festas dos Santos Populares”.

De acordo com a nota, com o passar dos séculos, as festas, que decorriam durante a mesma época, “começaram a associar-se ao movimento sazonal dos rebanhos, celebrando-se no mesmo compasso de tempo as Festas dos Santos e a Transumância”.

A bênção dos rebanhos foi uma das iniciativas indicadas pelo município de Gouveia na candidatura ao Aviso N.º CENTRO-14-2020-12 – que originou a criação da rede cultural “Terras da Transumância” – integrada pelos municípios de Castro Daire, Gouveia, Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21 (Fundão).

“Assim, as atividades desenvolvidas no âmbito da ‘Terras da Transumância’ serão concretizadas, maioritariamente, ao ar livre, e procurarão valorizar o património de cada um dos territórios, procurando aumentar o número esperado de visitantes a sítios de património cultural e natural”.

As atividades programadas para a localidade de Vila Franca da Serra, Gouveia, são de caráter gratuito, mas para participação no percurso pedestre de visitação ao Penedo Mazorro e na merenda comunitária é necessária inscrição prévia.

Os interessados podem inscrever-se de forma presencial no Posto de Turismo de Gouveia, através de ‘email’ (turismo@cm-gouveia.pt) ou por telefone (238 083 930/962 033 099).

Notícias do Centro | Lusa

Relação reduz pena a homem envolvido em sequestro de taxista em Castelo Branco

Notícia anterior

Oito freguesias de Leiria com unidades locais de Proteção Civil

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque