Prazeres

Exposição de pintura “Divagação” no Museu Municipal em Oliveira da Frades

0

Encontra-se patente no Museu Municipal a Exposição Temporária de Pintura “Divagação” da autoria de José Paulo Monteiro Loureiro até 28 de fevereiro.

José Paulo Monteiro Loureiro nasceu no Huambo, Angola, a 2 de julho de 1960 e veio para Portugal em 1975, radicando-se com a família em Viseu.

Frequentou o Liceu Nacional Norton de Matos, Liceu Nacional Alves Martins e Licenciou-se em Engenharia Civil na cidade do Porto. Nos tempos livres e enquanto estudante, trabalhou na oficina de carpintaria do pai. A vida profissional levou-o a técnico de uma Autarquia onde desempenha várias funções. Mais tarde licenciou-se em Arquitetura também na cidade do Porto.

O interesse pela pintura cresceu com ele, embora a necessidade de se exprimir através dela seja recente. A sua obra pode ser dividida em três fases distintas.

A primeira, muito geométrica, muito compartimentada dentro de fronteiras perfeitamente definidas; uma segunda em que as fronteiras desapareceram, mas onde ainda são visíveis apontamentos geométricos; a terceira, desconstruída, abstrata e mais evoluída, produz no observador sentimentos díspares e antagónicos de libertação.

O autor assume-a como a mais genuína e a que mais se adequa à sua maneira de ser, admitindo, contudo, que as fases anteriores foram o trampolim que lhe permitiu descobrir, não só, uma nova técnica de execução como um novo caminho. Apesar das diferenças, a alegria e a harmonia cromática, os pontos fortes da sua pintura, são transversais a toda a obra.

As suas referências recaem nas obras de Amadeu de Sousa Cardoso, Wassily
Kandinsky, Manet, Monet, Lautrec, Cézanne, Gauguin, Pissarro, Picasso, Chagal, Matisse, e Jackson Pollock, dos quais é confesso admirador.

Expôs pela primeira vez no Museu Municipal de Oliveira de Frades. Tem obras vendidas tanto em Portugal como no estrangeiro. Algumas das obras expostas pertencem a colecionadores particulares.

As 10 melhores cidades portuguesas para os adeptos de futebol

Notícia anterior

PS de Ílhavo contra aquisição supérflua de “Casa do Gaveto”

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Prazeres