CoimbraDestaque

Estabelecimento Prisional de Coimbra é um dos casos que tem falta de assistência noturna

0

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) defendeu hoje a necessidade de haver profissionais de saúde no período noturno nas prisões, devido à pandemia, a Direção-Geral assegura que onde há surtos é assegurada vigilância durante a noite.

“Face aos vários surtos de covid-19 a ocorrer nos estabelecimentos prisionais (EP) tivemos conhecimento que no período noturno os reclusos estão sem qualquer vigilância clínica”, afirma o SEP, em nota de imprensa enviada à agência Lusa apontando para os casos dos EP de Coimbra, de Izeda e Pinheiro da Cruz.

O dirigente do SEP Paulo Anacleto realçou que, devido à pandemia, seria necessário assegurar a existência de enfermeiros para os períodos da noite, para garantir a assistência clínica de reclusos infetados.

“É ainda mais urgente agora a vigilância noturna e alguns acabam por ter de ser transferidos para outros EP onde há assistência noturna e enfermeiros que possam prestar essa assistência”, disse à agência Lusa o dirigente sindical.

Apesar de considerar que essa necessidade é mais relevante em período de pandemia, Paulo Anacleto defendeu que todos os EP deveriam ter assegurada assistência clínica durante 24 horas, realçando que está identificada a necessidade de serem contratados mais 300 enfermeiros para as prisões portuguesas.

“É urgente que a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) desbloqueie a contratação de mais enfermeiros. Só assim é garantido aos reclusos o direito à vigilância e assistência clínica”, pode ler-se na nota de imprensa do SEP.

Em resposta à agência Lusa, a DRSP realçou que os EP que têm serviços clínicos e de enfermagem 24 horas por dia “são os que têm enfermarias e o Hospital Prisional”.

“Os restantes estabelecimentos só têm estes serviços durante a noite em situações de surtos, o que somente ocorre, no presente momento, no Estabelecimento Prisional de Izeda que, por esse motivo, tem adstritos enfermeiros do quadro para o acompanhamento da situação”, acrescentou.

A DGRSP salienta ainda que está “prevista a abertura de concurso para pessoal de enfermagem a breve prazo”, realçando ainda que houve uma mudança de paradigma nas prisões, com o fim do recurso a empresas de trabalho temporário, passando de 78 enfermeiros no quadro em 2015 para 195, em 2021.

Segundo a DGRSP, há, de momento, 332 reclusos e 121 trabalhadores da Direção-Geral infetados com covid-19.

Notícias Do Centro

Proposta de prospeção de lítio exclui totalidade do território do Estrela Geopark

Notícia anterior

Santana Lopes afirma que Universidade de Coimbra quer um “posicionamento forte” na Figueira da Foz

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra