A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira aprovou por unanimidade o lançamento do concurso público para execução do projeto que permitirá criar um túnel rodoviário da zona da Cruz, aliviando o trânsito nessa zona problemática do concelho.
Segundo realça hoje a referida autarquia do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto, que aprovou o procedimento em reunião na segunda-feira, os interessados só podem candidatar-se após a abertura do procedimento em Diário da República, mas está assim dado “o primeiro passo para a concretização de uma obra há muito ansiada pelos feirenses”, devido ao seu “forte impacto na melhoria da circulação rodoviária dos utilizadores da EN 223 e do trânsito local”.
A zona em questão é a da envolvente ao nó da A1 na Feira, na confluência entre a saída da autoestrada e os acessos à zona industrial do Roligo, à Avenida Sá Carneiro (que é a principal artéria comercial da cidade) e a áreas residenciais a que em determinados horários não é possível aceder sem primeiro passar por filas extensas, de velocidades na ordem dos 20 quilómetros por hora.
Uma vez que a obra prevê um canal subterrâneo para maior fluidez do trânsito dirigido a São João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Arouca, e reserva a superfície apenas para trânsito local e espaços verdes, o que unirá as áreas habitacionais atualmente separadas pela EN223, o presidente da câmara, Amadeu Albergaria, acredita que a empreitada terá grande influência “na qualidade de vida de todos os que fruem da cidade de Santa Maria da Feira”.
“Assumi perante esta câmara municipal que o Túnel da Cruz era prioritário para Santa Maria da Feira e para os feirenses, colocando-o à frente de outros projetos”, afirma Amadeu Albergaria.
A obra tem o aval da empresa pública Infraestruturas de Portugal, que já aprovou o respetivo estudo prévio, e conta também com o apoio do Ministério das Infraestruturas e Habitação, com o qual Amadeu Albergaria reuniu para o efeito logo após a sua tomada de posse em março.
“Todo o procedimento será articulado com a Infraestruturas de Portugal, consoante definido no acordo de colaboração, mas os custos associados à execução deste projeto são assegurados pela câmara municipal e, de acordo com o caderno de encargos do concurso público, têm um valor-base de 580.000 euros (acrescidos de 6% de IVA)”, revela a autarquia.
Além de túnel e arranjo de superfície, com a criação de “uma grande praça” entre o chamado bairro dos Passionistas e os prédios da Avenida Sá Carneiro, a intervenção também prevê a duplicação do nó da A1, novos acessos ao Hospital São Sebastião, a criação de um nó no atual túnel de Picalhos e, na mesma zona, a construção da futura Avenida da Europa.
Se todos os prazos do concurso decorrerem dentro da normalidade, a câmara espera poder anunciar a empresa projetista dentro de “quatro a seis meses”.
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