A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster) participa num projeto que pretende responder a falhas de mercado e oportunidades comuns do tecido empresarial do setor agroalimentar.
O projeto Portuguese Agrofood Cluster 2.0 “tem como objetivo apoiar e reforçar a atuação no âmbito das estratégias de eficiência coletiva, procurando responder a falhas de mercado e oportunidades comuns do tecido empresarial do setor agroalimentar”, explicou a InovCluster na sua página da Internet.
Esta resposta a falhas visa áreas como a inovação e transferência de tecnologia, digitalização da indústria, identificação e capacitação de fornecedores, reforço da ligação entre ‘startups’ e empresas industriais, internacionalização, economia circular e eficiência energética.
O projeto tem ainda como objetivo o desenvolvimento de uma imagem única e distintiva do Cluster, que represente a sua identidade própria, missão e valores.
“A criação desta identidade representará a marca própria do Cluster e deverá ainda representar a agregação das suas quatro entidades constituintes: PortugalFoods, InovCluster, AgroCluster do Ribatejo e Portugal Fresh”, lê-se na nota.
Esta atividade é considerada “de extrema importância” para potenciar a visibilidade do Cluster e uniformizar a sua representatividade, tanto a nível nacional como internacional.
O Portuguese Agrofood Cluster 2.0 tem um investimento total elegível de 243.878,97 euros e tem como data de conclusão dezembro de 2022.
De entre os objetivos diretos deste projeto, destacam-se ainda a realização de estudos, pesquisas e diagnósticos, tendo em vista a capacitação das empresas do setor com conhecimentos-chave em áreas essenciais para o seu desenvolvimento e competitividade no mercado, a organização e implementação de ações de sensibilização e informação para a capacitação do tecido empresarial do setor ou a partilha de experiências entre o Cluster e as empresas do setor, através de apoio especializado.
Pretende-se ainda a promoção do empreendedorismo e da competitividade no setor agroalimentar, através da organização de eventos e concursos conducentes à atribuição de prémios e boas práticas.
A InovCluster, com sede nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, em Castelo Branco, tem como objetivo o aumento da competitividade dos sistemas produtivos locais e regional e para a afirmação da região Centro de Portugal ao nível nacional e internacional.
Criada em 2009, conta já com 184 associados, dos quais 148 empresas, associações, instituições de ensino superior, instituições de investigação e desenvolvimento (I&D) ligadas ao setor agroindustrial e agroalimentar e vários municípios da região Centro.
Comentários