Leiria

Caldas da Rainha cria plataforma digital para expandir comércio tradicional

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 Uma plataforma que une o comércio tradicional ao digital deverá estar a funcionar no verão e abranger mais de 500 comerciantes no âmbito do projeto “Bairro Comercial Caldas da Rainha”, hoje apresentado.

A plataforma, que permitirá ao comércio das Caldas da Rainha “criar novas fontes de receita e atrair novos públicos”, deverá estar ponta a funcionar “dentro de três meses”, disse à agência Lusa a gestora do “Bairro Comercial Caldas da Rainha”, Sara Lopes.

O projeto, resultante de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é um dos 95 aprovados no país e assume-se como “a solução para unir a tradição e a modernidade”, disse Sara Lopes na apresentação do Bairro Comercial, realizada hoje nas Caldas da Rainha, no distrito de Leiria.

O projeto abrange uma área comercial de 26,66 hectares, localizada no centro da cidade, onde foram identificadas mais de 500 atividades económicas distribuídas pelos vários setores, com impacto direto na economia local.

Inspirado “no espírito empreendedor da Rainha D. Leonor e na Praça da Fruta, pretende ser mais do que um espaço físico ou virtual, e sim uma comunidade dinâmica envolvendo comerciantes, moradores, turistas e a diáspora”, contribuindo, segundo a gestora, para “responder a novos desafios como a concorrência de grandes superfícies, a digitalização e mudança de hábitos de consumo”.

Além da plataforma de ‘marketplace’ que os comerciantes poderão passar a usar para a venda dos seus produtos, o bairro comercial irá contar com inovações como “cacifos inteligentes, onde o consumidor poderá levantar os produtos comprados ‘online’, distribuídos por três localizações e que, nas proximidades da praça da fruta, serão cacifos refrigerados”, explicou.

Outra novidade será a emissão de um podcast, que será lançado na quinta-feira da próxima semana, com base numa ideia de um comerciante local, a tradicional “Loja do sr. Jacinto”. Intitulado “Achas que já conheces?”, o podcast dará voz aos comerciantes locais, através de uma parceria com alunos da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.

No âmbito do projeto, os comerciantes vão também poder inscrever-se em mais de duas dezenas de ações de formação sobre temas ligados à digitalização e marketing digital, que decorrerão até junho, em horário pós laboral, numa parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.

A candidatura, feita pela Câmara das Caldas da Rainha, ascendeu a 1.010.157,36 euros e resultou na aprovação de uma comparticipação de cerca de um milhão de euros.

O presidente da Câmara, Vítor Marques, afirmou hoje a intenção de “continuar o projeto para além do prazo do PRR”, admitindo esperar que “o Estado, através da Direção Geral das Atividades Económicas, possa desenvolver apoios para estas iniciativas”.

O Bairro Comercial Caldas da Rainha vai ser aberto a todos os comerciantes, mesmo que os estabelecimentos se localizem fora da área do projeto.

Notícias do Centro | Lusa

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