A peça de teatro “A Lenda das Formigas” regressou hoje, 18 de fevereiro, ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB), tutelado pelo Município da Batalha, protagonizada pela Casa do Mimo, contando com um elenco de utentes, técnicos e voluntários.
Depois do sucesso da apresentação da peça ao público, as “formigas” estão de volta, para se darem a conhecer às crianças do 1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas da Batalha, em 14 sessões entre fevereiro e março. Hoje decorreram duas sessões.
“A Lenda das Formigas” é inspirada numa lenda com mais de seis séculos, que está na origem da tradição de se atirarem merendeiras do alto do Carvalho do Outeiro para a população, na Procissão das Festas da Santíssima Trindade, na Batalha. A lenda versa sobre uma praga de formigas que invadiu os celeiros do antigo Convento da Batalha, afetando o sustento dos frades dominicanos, que ali viviam, e a forma estratégica como os religiosos se livraram das pequenas invasoras.
“Esta é uma forma de reconhecer a importância do património histórico e cultural, e simultaneamente valorizar o papel de jovens e adultos com deficiência na comunidade, promovendo a sua interação com as crianças em idade escolar. Estes são os principais objetivos do projeto assente nas parcerias entre o Museu, a Casa do Mimo e o Agrupamento de Escolas da Batalha», refere Ana Moderno, conservadora do MCCB. «Criamos um momento cultural que, simultaneamente, valoriza a tradição oral e fortalece os laços com a comunidade.”
O texto da peça é da autoria de Luís Mourão, estando a música a cargo de Bela Belchior e de Umberto Giancarli, responsáveis pelo projeto musical “A Banda das Formigas”. A iniciativa tem o apoio do Programa de Financiamento do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.
As próximas sessões estão marcadas para as manhãs dos dias 21 de fevereiro, e 7, 18, 21 e 23 de março, no MCCB.
Comentários