DestaquePortugal

Daniela Capelo é a nova presidente do Conselho Regional da CCDR Centro

0
O Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) elegeu, hoje, em Coimbra, a sua nova presidente. Daniela Capelo, autarca da Câmara Municipal de Pinhel, vai presidir a este órgão nos próximos quatro anos.
O Conselho Regional elegeu também Jorge Conde, ex-presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, como vice-presidente do Conselho Diretivo da CCDR Centro, de acordo com a Lei Orgânica das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (artigo 13.º, nº. 4).
A nova Comissão Permanente do Conselho Regional da CCDR Centro tem agora a seguinte constituição:
·       Presidente – presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Daniela Patrícia Monteiro Capelo
·       Vice-presidente – presidente da Câmara Municipal de Seia, António Luciano da Silva Ribeiro
·       Vice-presidente – presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco
·       Vogal – presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Augusto Alves do Amaral
·       Vogal – Universidade da Beira Interior, representada pela reitora Ana Paula Duarte;
·       Vogal – Instituto Politécnico de Leiria, representado pelo presidente Carlos Rabadão
·       Vogal – presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Centro, representado pelo presidente da Direção José Manuel da Silva Couto
Para Daniela Capelo, o momento em que ocorre esta eleição é particularmente exigente para a Região Centro, devido às consequências devastadoras da sucessão de tempestades. “A CCDR Centro tem aqui um papel determinante: apoiar os territórios na recuperação, promover soluções articuladas e contribuir para políticas públicas que reforcem a resiliência regional, a adaptação às alterações climáticas e a proteção das pessoas e dos bens”, sublinha, referindo a necessidade de cooperação institucional e coordenação entre entidades.
Olhando para o futuro, Daniela Capelo explica que “o Conselho Regional pretende, no âmbito das suas competências, ser um espaço ativo de diálogo e de concertação, capaz de acompanhar as necessidades imediatas dos territórios afetados, mas também de pensar o médio e longo prazo, aprendendo com esta realidade para melhor preparar a Região Centro para o futuro”.
O Conselho Regional foi presidido, até à data, por Paulo Fernandes, ex-presidente da Câmara Municipal do Fundão e atualmente líder da Estrutura de Missão “Reconstrução da região Centro do País”. “Foi uma enorme honra poder ser presidente do Conselho Regional durante tantos anos. É uma estrutura fundamental para a afirmação da região como um todo. Desejo as maiores felicidades à próxima presidente do Conselho, numa altura em que a colaboração entre todas as entidades e a luta pela recuperação da região são tão decisivas”, afirma Paulo Fernandes.
O Conselho Regional é o órgão que assegura a representatividade dos vários interesses e entidades relevantes para a prossecução da missão e das atribuições da CCDR Centro, garantindo a respetiva execução e acompanhando a atividade do Conselho Diretivo.
É composto pelos presidentes das câmaras municipais da região Centro, por representantes das entidades da comissão permanente de concertação social do Conselho Económico e Social, das juntas de freguesias, das instituições de ensino universitário e de ensino politécnico, das associações empresarias, das associações de desenvolvimento local e cívicas e das entidades representativas dos setores da cultura, agricultura, ambiente, turismo e saúde.

Constituído arguido por abandono de animal de companhia na Guarda

Notícia anterior

Politécnico de Leiria promove campanha de recolha de bens essenciais

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque