Aveiro

Combate a incêndios em Albergaria-a-Velha reforçado com tanques de água

0

O município de Albergaria-a-Velha vai instalar 10 tanques de água em zonas de contacto de áreas urbanas e florestais para reforçar a proteção civil e o combate aos incêndios no concelho, revelou hoje fonte municipal.

“A medida visa garantir maior rapidez de resposta no terreno e apoio direto aos bombeiros e às Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC)”, justifica a Câmara de Albergaria-a-Velha em nota de imprensa.

A autarquia definiu, numa primeira fase, seis locais para a colocação dos depósitos de água: Angeja, Branca, Ribeira de Fráguas, São João de Loure, Valmaior e Zona Industrial.

“As localizações situam-se em zonas de contacto entre áreas urbanas e florestais consideradas críticas em cenários de incêndio” pelas autoridades.

“Para além de funcionarem como pontos estratégicos de reabastecimento, estes equipamentos têm ainda a vantagem de poderem ser deslocados rapidamente para outras áreas do concelho”, acrescenta a nota.

Cada novo tanque terá capacidade para 100 metros cúbicos e o abastecimento será assegurado “através de mães de água estratégicas”, podendo os equipamentos ser deslocados conforme as necessidades operacionais de combate.

“O projeto pretende garantir uma cobertura equilibrada do território para abranger progressivamente todas as freguesias e o investimento municipal foca-se na prevenção e proximidade de recursos, para proteger as populações e evitar a repetição de catástrofes”, explica o texto.

Albergaria-a-Velha viveu, em setembro de 2024, um dos piores incêndios dos últimos anos, que causou quatro mortos e 36 feridos, e consumiu quase nove mil hectares de floresta.

As chamas atingiram 60 habitações e 53 empresas, com prejuízos estimados em 30 milhões de euros.

Notícias do Centro | Lusa

População de Pedrógão Grande obrigada a desenrascar-se após três dias sem energia e comunicações

Notícia anterior

Sertã disponibiliza equipamentos municipais para banhos e para comunicações

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro