Leiria

Branca Matos (CDS-PP) garante incentivos para comércio local de Leiria

0

A candidata do CDS-PP à presidência da Câmara de Leiria, Branca Matos, manifestou hoje preocupação com o “fecho contínuo” de lojas na Baixa da cidade e garantiu incentivos para o comércio local.

“Preocupa-nos o fecho contínuo das lojas na Baixa. Queremos apostar e dar incentivos para que o comércio local continue aqui e aproveitar estas lojas para não morrer a Baixa de Leiria, porque é muito importante isso não acontecer”, afirmou à agência Lusa Branca Matos, que hoje esteve a contactar comerciantes na Avenida Heróis de Angola, uma das principais ruas comerciais da sede de concelho.

Para a cabeça de lista, é importante poder “dar uma comparticipação às pessoas que estão aqui nas lojas, poder ajudar monetariamente com uma comparticipação”, para atrair mais clientes.

Branca Matos sugeriu ainda usar-se “ideias de cidades que aproveitaram as suas Baixas e agora têm um polo muito grande de comércio”. Reconheceu, contudo, ser “um desafio a saída da própria central de camionagem do centro”, para o terminal intermodal, na zona desportiva, para os comerciantes.

Por outro lado, a candidata salientou a necessidade de “aumentar a segurança”, uma das queixas que ouviu por parte de comerciantes.

“As pessoas sentem medo a partir de uma determinada hora da noite de estarem aqui sozinhas. A partir das seis [18:00], eles [comerciantes] dizem que o ambiente se torna diferente e as pessoas não se sentem seguras”, salientou.

Hoje à noite, um estabelecimento junto à avenida foi assaltado, constatou a agência Lusa no local.

Defendendo o aumento da rede de videovigilância, a cabeça de lista questionou “se será suficiente a Polícia Municipal fazer um patrulhamento de proximidade, porque não tem como agir, enquanto a lei também não mudar”.

Na rua, onde a comitiva centrista distribuiu panfletos e canetas, Branca Matos foi indagando populares sobre o que é que podia fazer para ajudar.

Na primeira interpelação, uma mulher perguntou à candidata “quantas casas vão criar para quem não tem”, referindo que “há aí sítios que bem aproveitadinhos davam para um T0 ou T1”.

Na resposta, Branca Matos, de 48 anos, licenciada em Ciências da Educação, garantiu que, em matéria de habitação, o objetivo passa por aproveitar terrenos municipais ou adquirir outros para construção.

Nas autárquicas de 2021, Gonçalo Lopes, que é recandidato, liderou, pela primeira vez, a lista do PS ao município, com o partido a manter oito mandatos e o PSD três. Os vereadores sociais-democratas passaram depois a independentes.

São também cabeças de lista à Câmara de Leiria nas próximas autárquicas Sofia Carreira (PSD), Luís Paulo Fernandes (Chega), Paulo Ventura (IL), Nuno Violante (CDU), José Peixoto (coligação Avançar Leiria, que junta BE, Livre e PAN) e Nuno Henriques Barroso (ADN).

Notícias do Centro | Lusa

Candidato do Nós, Cidadãos! quer transportes públicos grátis em Aveiro

Notícia anterior

Mulher suspeita de atear seis fogos por motivos fúteis em Figueira de Castelo Rodrigo

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria